A ZAMP, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, ampliou sua jornada de inovação tecnológica para consolidar suas operações em uma foodtech. Por meio do seu Escritório de Transformação Digital, a empresa tem ampliado a eficiência em diversas áreas operacionais e se tornou responsável por agilizar processos, além de ser uma promotora de inovação.
Para Igor Freitas, vice-presidente de tecnologia da ZAMP, a companhia trabalha para fomentar a cultura de inovação com foco na eficiência dos negócios. “Queremos revolucionar nossos processos de gestão corporativa e dos restaurantes, trazendo inovações em áreas fundamentais para a estrutura organizacional da empresa, como Supply, Jurídico e Gente&Gestão, por exemplo”, comentou.
O processo de implementação do Escritório de Transformação Digital foi conduzido após extensa consultoria com a McKinsey. A partir dos resultados do estudo, foram criadas equipes multidisciplinares compostas por especialistas em tecnologia e vários eixos de negócio. A mudança ocorre desde a implantação de processos e práticas ágeis/lean à cultura fail fast, permeada por ações de gestão da mudança para tornar a companhia mais inovadora.
Modelo de operação ágil
Para que a implementação de processos e práticas ágeis/lean sejam efetivas na companhia, as áreas foram estimuladas a adotar uma cultura digital, com mudanças nas práticas, processos e interações. A primeira iniciativa foi criar o Programa Aceleradores, que tem como objetivo formar agilistas em todas as áreas, multiplicando o conhecimento nos setores e transformando a gestão de processos.
Um resultado expressivo conquistado pelo Escritório de Transformação Digital é a aceleração do Clube BK. Por meio das iniciativas desenvolvidas, o programa dobrou sua base de usuários e já conta com mais de 13,5 milhões de cadastros, segundo o último balanço publicado.
Além disso, o supply chain foi otimizado utilizando a Inteligência Artificial como aliada nas operações. Por meio do Sentinella, desenvolvido em parceria com empresa especializada, a solução aliou as principais necessidades do corpo gerencial dos mil restaurantes, com um sistema que sugere o pedido de compras, de acordo com a necessidade individual do restaurante. Mais de 35 mil pedidos já foram realizados com o uso de machine learning.
“A inteligência leva em consideração a sazonalidade, prazos de validade e o estoque da loja. Com isso, reduzimos drasticamente o desperdício de mercadorias e, ao mesmo tempo, não temos mais problemas com falta de insumos”, detalha o vice-presidente de tecnologia da ZAMP, Igor Freitas.