Há um ano e meio, a TOTVS vem trabalhando no processo de integração de diversos sistemas e hardwares para melhorar a experiência dos consumidores em lojas, supermercados e restaurantes, além de otimizar a gestão do negócio. Sob a liderança de Ronan Maia, VP de Distribuição e Varejo, a companhia segue na missão de democratizar a tecnologia diante da imensidão de possibilidades proporcionada pela transformação digital.
“Estamos prontos para ajudar nossos clientes a automatizar toda a operação. Já passamos da fase de integração e vivenciamos hoje a fase de experimentação de tecnologias, de self checkout, aplicativos ou PDV móvel às soluções mais sofisticadas com uso de inteligência artificial e analytics integrados ao ERP”, destaca o executivo durante um tour guiado para jornalistas no Espaço de Experiências Sensacionais, montado na nova sede da TOTVS, em São Paulo.
A companhia remodelou o conceito de loja do futuro, espaço que estava presente na antiga sede, e criou ambientes totalmente visuais, que trazem cenários reais para demonstrar muito do que a tecnologia é capaz de proporcionar para diferentes segmentos como Varejo de Moda, Supermercados, Empório, Food Services e Saúde.
As soluções foram aprimoradas para funcionar de ponta a ponta, inclusive com a parte fiscal, além de módulos que incluem analytics e o sistema de inteligência artificial Carol, entregando insights para os gestores. Para os varejistas que possuem operação no mercado eletrônico, as tecnologias também funcionam em conjunto com operações físicas.
“O desafio é entender como podemos melhorar a experiência do cliente. Por isso as soluções foram desenhadas para cada setor, até para as empresas que possuem operações multicanais. Tudo isso em resposta a um comportamento de mudança do consumidor cada vez mais digital”, completa o executivo. Para ele, as tecnologias de imagem e de inteligência artificial estão avançando rapidamente no Varejo e veremos muitas aplicações nos próximos anos.
E por falar em aplicações, o Espaço de Experiências Sensacionais TOTVS trazem diversas tecnologias divididas por segmentos de mercado.
Moda
O cliente deste tipo de varejo tem a opção de fazer sua compra de diversas formas e conforme a sua preferência. No espaço montado na TOTVS, é possível conferir tecnologias como Click and reserve, para reservar mercadorias e experimentar na loja; Click and collect, em que a compra é finalizada no site e retirada na loja física; Loja sem caixa, com sistema de PDV móvel ou pagamento diretamente pelo celular do consumidor por meio do aplicativo da loja.
A TOTVS também montou um provador inteligente, com espelho touch que detecta automaticamente as peças levadas e permite escolha do tipo de iluminação (festa, ensolarado, noite) para testar as combinações de roupa. O espaço permite também a solicitação de um vendedor para atendimento.
Na área de transações financeiras, a TOTVS construiu uma plataforma de cartões de crédito rodando na nuvem da AWS, com APIs abertas, para entregar opções aos lojistas. A ideia é que cada varejista disponibilize para seus clientes um cartão private label com gestão via aplicativo. A solução tem previsão de lançamento para início de 2018 e permite análise de crédito e vendas casas com parceiros de serviços ou seguros.
Supermercado
O autoatendimento é o foco do espaço e foi pensado exatamente para resolver uma das maiores dores do setor: as filas. O sistema de Self checkout é o mais comum e já está disponível para comercialização. Já o Click and collect é um aplicativo em o cliente faz suas compras online e apenas passe ao supermercado escolhido para retirá-las, com o máximo conforto.
Neste segmento, a tecnologia de inteligência artificial, Carol, entra em campo. Por meio de um aplicativo, o sistema entrega promoções personalizadas com sugestões baseadas em perfil e histórico de compra. Além da precificação inteligência, em que as etiquetas eletrônicas permitem a alteração automática de preços nas prateleiras, o que gera segurança tanto para o consumidor quando para o supermercadista, que consegue trabalhar promoções e gerenciar os preços com mais precisão.
Outras soluções também são destacadas para diferentes modelos de varejo como gôndola infinita; vitrine Personalizada; display de conteúdo estendido; Pick and Go; e Chatbot.
Food services
No segmento de restaurantes, a experiência do consumidor também está em pauta. O espaço TOTVS destacou soluções como autoatendimento, para o cliente escolher e pagar os seus pedidos sem interagir com atendentes, usando um Pinpad. Comanda eletrônica com pagamento móvel. Cardápio digital, com uso de tablets nas mesas para o cliente escolher o pedido e, automaticamente, a cozinha recebe a ordem de produção.
“Nosso desafio não é tecnológico, mas cultural. Todas essas soluções já estão disponíveis e muitas delas em fase de testes junto a diversos clientes e prospects. Nossa missão é evangelizar o mercado e democratizar o uso da tecnologia em todos os segmentos”, conclui Ronan Maia.