Segundo o Gartner, em 2018, o mercado seguirá investindo em tecnologia com expectativa de gerar mais receita e, com isso, os orçamentos de TI globais vão aumentar em 4,5%, somando US$ 3,7 trilhões. Uma das principais razões para o aumento são as iniciativas em negócios digitais. Diante deste cenário, a TOTVS Private, divisão comercial de grandes empresas da TOTVS, reformulou o seu modelo de atuação e está focada em ajudar as companhias durante a sua Jornada Digital. Para conduzir essa nova fase, a desenvolvedora brasileira escolheu Valdemir Marques, que assume o cargo de diretor da unidade.
A ideia é direcionar os esforços comerciais para atender empresas que estão passando por um momento de expansão ou estão em processo de mudança de modelo de negócios. Para isso, a unidade desenvolveu ofertas que incluem, além da tecnologia, o apoio para o redesenho de processos com a TOTVS Consulting, consultoria de negócios da TOTVS. Entre as novidades da nova estrutura, está a área de Business Development que atuará em conjunto com o departamento de marketing e de inteligência de mercado para mapear tendências. O objetivo é usar a metodologia de design thinking para obter informações que possam se transformar em novas ofertas.
“Estamos buscando desafios em que o Private demonstre seu diferencial em entregar projetos focados, unindo tecnologia e consultoria de negócios. Contamos com a expertise e as soluções necessárias para apoiar empresas que estão expandido a sua operação e interessadas em mudar o seu modelo de negócio. Além disso, o cliente conta com a segurança de ter a mais inovadora desenvolvedora de software do país na mesma empresa”, afirma Valdemir Marques, diretor da TOTVS Private.
O Private, assim como a TOTVS, segue atuando segmentado com núcleos especializados. Em relação aos setores da economia, a unidade sabe do potencial do agronegócio brasileiro e tem um plano estratégico para conquistar mais clientes da área. Entre os setores prioritários estão também saúde (operadoras e hospitais), bancos, seguradoras e manufatura. Porém, sem deixar de seguir investindo para atender aos demais nichos com a qualidade já reconhecida pelo mercado. Geograficamente, os esforços estão concentrados em companhias que atuam nas regiões Sul e Sudeste.
“Temos um time de profissionais com alto nível de senioridade e amplo conhecimento da indústria que atende e, por isso, estamos reformando a estrutura para que eles estejam cada dia mais capacitados para apoiar muito além da tecnologia, chegando nos detalhes de negócio dos clientes”, diz Marques.
Com uma experiência de mais de 20 anos em TI, Valdemir Marques chega à TOTVS para conduzir a nova estratégia da divisão TOTVS Private. Formado em Administração de empresas pela FMU (SP), Marques tem uma extensão em marketing e uma certificação de gestão de marketing, ambas pela Universidade da Califórnia Riverside, nos Estados Unidos.
Em sua trajetória profissional, o executivo acumula passagens por multinacionais de tecnologia e empresas de consultoria, entre elas: Autodesk, IBM, Indra, Accenture e SAP, onde ocupou posições de liderança.