Determinar quanto um produto vai custar é uma das principais dificuldades na hora de administrar um pequeno negócio. De acordo com uma pesquisa de 2016, da Endeavor, que listou as 10 principais dores dos empreendedores, a precificação está na quinta posição, junto com o marketing, satisfação do cliente e ponto de venda.
Outra dificuldade de um microempresário é o planejamento, que por falta de tempo e ferramentas faz com que ele vá operando conforme a sua intuição, sem dados concretos para orientá-lo sobre as melhores decisões para o futuro. Nessas difíceis escolhas, a Inteligência Artificial pode ser uma aliada e a TOTVS tem apostado nisso para o setor de pequenas e médias empresas.
O destaque da companhia é disponibilizar os recursos de IA na palma da mão dos micros e pequenos empresário que usam o Bemacash, solução para ponto de venda formada por software e hardware integrados. Criada utilizando a Carol, plataforma de Inteligência Artificial da TOTVS, a novidade funciona como uma assistente virtual, que trabalha para ajudar na gestão, dando dicas importantes para melhorar a performance e a descomplicar o dia a dia do empreendedor.
Um dos principais destaques da iniciativa é o recurso de sugestões de preço na hora de cadastrar um produto. Para fornecer essas dicas, a ferramenta compara dados de estabelecimentos do mesmo setor, localizados próximos e sugere o valor ideal para comercializar uma coca-cola, por exemplo. O principal diferencial é que essa solução já vem pronta para usar, não sendo necessárias configurações ou implementações específicas.
Uma vez por semana, o dono do negócio recebe um relatório mostrando como foi a receita da semana anterior, quais foram os três produtos mais vendidos, a projeção de faturamento para os próximos setes dias e sugestões de combinações de produtos. A Carol traz ainda um estudo sobre a sazonalidade do seu mercado, para o empreendedor se preparar para um feriado ou época do ano que o movimento aumenta ou cai.
Empreendedorismo
A TOTVS sabe que um empreendedor sofre para cuidar de tudo sozinho e quando o assunto é tecnologia a situação é mais complicada porque em um PDV é preciso ter vários fornecedores, um para o software e outro para cada dispositivo (leitor de código de barras, impressora, etc). Na prática, é muito tempo falando com várias empresas e que poderia ser gasto em atividades mais importantes.
Atenta a isso, a TOTVS está desenvolvendo tecnologias exponenciais como Inteligência Artificial para o os micro e pequenos negócios viverem a sua jornada de transformação digital. A linha de produtos Bemacash possibilita ao empreendedor ter apenas um parceiro tecnológico e recursos prontos para fazer o local funcionar, mesmo sem vivência anterior em administração.
“A TOTVS tem trabalhado para apoiar digitalização desse mercado porque a transformação digital chegará para todos e quem não acompanhar esse movimento simplesmente deixará de existir porque o consumidor já se digitalizou e espera isso das empresas, inclusive da padaria da esquina. Investir em tecnologias disruptivas parece fora da realidade de um microempresário, mas queremos mostrar que é possível sim fazer a gestão com IA e ganhar mais controle, competividade e alavancar a receita”, afirma Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.