Edit Content

Menu

shutterstock_290122892_TZIDO-SUN

TOTVS aplica AI e IoT em sistema para setor de supermercados

TOTVS aplica AI e IoT em sistema para setor de supermercados

Aplicação de inteligência artificial e internet das coisas chega ao setor com funcionalidades para revolucionar a experiência do consumidor, do gestor e para a qualificação e fluxo de visitantes na loja

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na ponta da inovação para o segmento supermercadista, a TOTVS apresenta a Carol, a sua plataforma de Inteligência Artificial, com aplicações voltadas a algumas das principais necessidades do varejo alimentar. Agora, toda empresa poderá disponibilizar aos seus consumidores um aplicativo de fidelidade, o TOTVS Market, com um carrossel de ofertas personalizadas, de acordo com os seus hábitos de compras.

 

Essa novidade e o uso do IoT (Internet das Coisas) nas lojas, com a plataforma bemaGo, serão tema da participação da TOTVS na APAS, principal evento do setor, que vai de 07 a 10 de maio, em São Paulo. Veja abaixo como cada uma dessas tecnologias contribui para o avanço da jornada digital das empresas supermercadistas.

 

Voltada à experiência do consumidor, a solução leva o conceito de personalização do atendimento à prática supermercadista. O cliente que instalar o app no seu smartphone passa a contar com ofertas totalmente direcionadas ao seu perfil. Ele visualiza três carrosséis: das promoções gerais da rede, das ofertas dirigidas especificamente ao seu usuário e, ainda, um com sugestões de produtos que possa vir a gostar, com base no seu histórico de consumo e afinidade entre os itens. Basta ativar a oferta que deseja no seu celular, que o desconto será aplicado diretamente no caixa, assim que passar a compra.

 

Por trás da interação, está a Carol, que é responsável por analisar o histórico de comportamento de cada usuário e, com base em informações preditivas, alimentar o app com campanhas direcionadas para aquele perfil, especificamente, com os produtos do seu interesse e fazer as sugestões do que ele poderia gostar. Depois disso, a IA estuda os resultados de todas essas ações e fornece dashboards para que o gestor possa medir a sua efetividade. Essa forma individualizada de olhar para o cliente eleva a sua satisfação e estreita o seu relacionamento com a marca, além de possibilitar o aumento do ticket médio e o fluxo de clientes na loja.

 

Internet das coisas para as lojas

 

A oferta bemaGo vem para levar aos supermercadistas os benefícios da Internet das Coisas (IoT), com a qualificação do público e acompanhamento do fluxo de visitação da loja. Em tempo real, ela mostra indicadores de quantas pessoas estão no ambiente, as suas características de sexo, faixa etária, humor e se existe algum estímulo visual, como barba, óculos escuros, cabelo comprido ou chapéu. O gestor passa a ter em mãos uma combinação valiosa de informações sobre o perfil dos seus clientes e, com isso, consegue executar campanhas direcionadas mais assertivas e estratégicas.

 

Com a plataforma de IoT é possível entender, por exemplo, que existem muitas crianças na loja e fazer uma promoção de bolachas, exatamente naquele momento, potencializando as suas vendas. A oferta é comercializada em um kit com sensores e gateways e acesso na nuvem, por assinatura.