Com a consolidação do e-commerce e o surgimento de um novo perfil de consumidor, muito mais exigente e informado, o varejo brasileiro precisa apostar em avanços tecnológicos para alavancar suas vendas também em lojas físicas e, assim, melhorar a experiência dos clientes. De olho nessa demanda, a TOPMIND, uma das principais empresas de prestação de serviços de TI no Brasil, destaca a solução TOP Retail para ajudar lojas de todo o Brasil a automatizarem seus estabelecimentos com uso da mais moderna tecnologia.
A solução integra hardware, software, serviços e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para modernizar as lojas e fazer a coleta inteligente de informações sobre o consumo e o interesse dos clientes. “Estamos criando ambientes para experiência digital dos consumidores ”, diz Sandra Maura, CEO da TOPMIND.
Segundo a executiva, hoje em dia, as prateleiras deixaram de ser apenas um móvel de exposição para se tornarem uma das principais ferramentas estratégicas de marketing. “Por meio dos sensores, é possível fazer a gestão automática de estoques, analisar hábitos de consumo e até prever preferências de clientes”, explica.
Antes da ativação dos sensores inteligentes, a TOPMIND prepara o ambiente instalando fibra óptica em pontos-chave. Os dispositivos podem ser acoplados diretamente nos produtos, fixados nas prateleiras ou implementados em setores estratégicos do estabelecimento para medir a aproximação dos consumidores, analisar preferências por determinados artigos e até calcular o tempo de permanência em cada local.
Os sensores fornecem dados dos consumidores em tempo real, permitindo que os varejistas reposicionem suas prateleiras, incentivem a compra e até destaquem produtos menos procurados. Por meio da nova solução, a TOPMIND apoia seus clientes na criação de uma identidade comercial diferenciada para o público.
“A inteligência de gôndola fornece estatísticas confiáveis aos varejistas, indicando as melhores estratégias a serem adotadas para impulsionar vendas e evitar perdas de produtos”, diz a executiva.
A rede varejista brasileira tem o desafio de melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, despertar seus interesses para diferentes produtos dos quais estão acostumados a consumir. Nesse ponto, o uso das gôndolas inteligentes funciona como uma das melhores estratégias de aumento de rentabilidade, pois identifica quais são os artigos em potencial que podem chamar a atenção de cada consumidor e como outros itens podem ser expostos para aumento do consumo. O estudo de comportamento que é feito por meio dos sensores fornece dados assertivos e relevantes para o reposicionamento da marca e seus produtos.