A TIVIT, em parceria com a Microsoft, lança uma plataforma com tecnologia de IoT (Internet das Coisas), baseada na nuvem Azure, para o monitoramento de frotas, otimização de ambientes e gestão de equipes.
A solução de IoT da TIVIT é oferecida de ponta a ponta, desde a coleta de dados a partir de sensores em campo, até o transporte para a plataforma. Posteriormente, a análise dos dados é realizada e extraída com base nas regras e objetivos de negócios, sendo totalmente customizada e relevante para a tomada de decisão do cliente. Ela pode ser aplicada em motos, carros de passeio, caminhões, máquinas e veículos especiais como cargas perecíveis, betoneiras e de utilities para reparos em postes.
“Desenvolvemos uma plataforma na nuvem Azure baseada em 70% de estrutura fixa e que pode ser replicada para outros clientes, mas que permite a customização dos outros 30%. Com isso, nossa equipe de especialistas faz a análise do cenário, identifica as necessidades e possibilidades dentro dos clientes e busca os melhores sensores e aplicações, os quais trarão eficiência para os negócios”, destaca Norberto Tomasini, Head of Digital da TIVIT.
A tecnologia é desenvolvida para obter eficiência operacional, ou seja, redução de custos; aumento de produtividade; otimização de processos; equipes e uso dos veículos; padronização de atendimento, além da diminuição de acidentes e desvios de rotas. “Fazemos a customização de toda a solução de gestão de equipes de campo, como também a integração com ERPs e sistemas legados, Analytics, e a possibilidade de utilização de inteligência artificial. Além disso, é possível fazer análises preditivas com as informações extraídas do campo, o que pode trazer ainda mais eficiência para o negócio do cliente”, enfatiza Norberto.
“A Microsoft enxerga uma grande oportunidade em Internet das Coisas, e parcerias como essa com a TIVIT são fundamentais para levarmos, por meio da nossa plataforma de nuvem Azure, ofertas que ajudem a transformar o negócio dos clientes com soluções conectadas e inteligentes”, afirma Alessandra Karine, diretora de marketing e operações da Microsoft Brasil.