Edit Content

Menu

shutterstock_387613720_everything-possible

TIM investe em unidade de negócios com foco em IoT

TIM investe em unidade de negócios com foco em IoT

Espaço de coworking receberá startups e parceiros de negócios; operadora vem desenvolvendo soluções de Agronegócio, Cidades e Saúde

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A TIM acaba de aprovar a criação de uma unidade operacional dedicada para o desenvolvimento de soluções de IoT & Analytics. A iniciativa surge um ano após a companhia lançar seu programa de Open Innovation, que busca parcerias de empresas com interesses de negócios complementares.

 

O espaço contará com uma equipe multidisciplinar utilizando conceitos e métodos de startups e já inicia com uma receita de mais de R$ 50 milhões ao ano a partir das conexões de M2M existentes. O objetivo será agregar serviços de valor à conectividade, principalmente nas áreas prioritárias para a TIM: Agropecuária, Cidades, Saúde e Transportes.

 

A operadora, que tem a inovação como um dos seus principais pilares, criará um ambiente com tecnologia de última geração no seu prédio, em São Paulo, para receber startups e parceiros focados no desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócio.

 

“A inovação faz parte da identidade da TIM Brasil e é um dos motores de crescimento da companhia. Além de irmos em busca de parceiros estratégicos através do nosso programa de Open Innovation, queremos estimular e desenvolver novos modelos de negócios, oferecendo inteligência agregada à conectividade. Estimular dentro da TIM uma forma diferente de trabalhar e também levar inovações no ecossistema de parceiros”, destaca Luis Minoru Shibata, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil.

 

Novidades na área de IoT

 

A operadora mantém fortes investimentos em rede e adotou como padrão as tecnologias NB-IoT e LTE-M, que sustentarão uma série de lançamentos no segmento de Internet das Coisas.

 

No setor de Agronegócio, a companhia trabalha em projetos e parcerias que viabilizem soluções para o campo com a tecnologia LTE junto a empresas que conhecem o setor e fornecem soluções inteligentes para a produção agrícola e de pecuária. Em parceria com a Embrapa, Qualcomm, e o ISES (Instituto de Socioeconômica Solidária), a TIM participa do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia para uso de Drones em Agricultura de Precisão. A iniciativa permite a coleta, o processamento, a análise e a transmissão para os laboratórios da Embrapa, em tempo real, de dados e imagens armazenadas pelos drones através da rede 4G da TIM. Com esta solução, tecnologias inovadoras estão ao alcance dos agricultores, agentes ambientais e profissionais que atuam no desenvolvimento da agricultura de pequeno e grande porte. A operadora, em parceria também com a Embrapa, participa do projeto Ideas for Milk, para desenvolver soluções que aumentem a eficiência de um ou mais segmentos da cadeia produtiva do leite no Brasil.

 

Já na área de Saúde, a TIM está desenvolvendo uma solução que vai auxiliar o usuário a identificar a melhor unidade de atendimento em sua região, com informações sobre distância a ser percorrida, filas de espera e tempo de atendimento previsto em hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento. O projeto piloto acontecerá no interior do estado do Rio de Janeiro, ainda neste ano.

 

Cases de sucesso

 

Desde 2016, a TIM passou a disponibilizar seu Big Data, sistema que agrega 7 bilhões de registros diariamente e acompanha em curto prazo e com total privacidade tráfegos de voz, SMS e dados de clientes, para a Prefeitura do Rio. A parceria possibilitou a criação de um mapa de deslocamento com foco na gestão de megaeventos e desenvolvimento de soluções a partir do conceito de Cidades Inteligentes. As informações fornecidas pelo Big Data da TIM são massivas e preservam o anonimato dos clientes. E é um dos projetos bem-sucedidos na área de Cidades, assim como o ZUP e os Biosites.

 

A Zeladoria Urbana Participativa (ZUP) é um software livre desenvolvido pelo Instituto TIM para a gestão de serviços e ativos urbanos, com a participação da sociedade no mapeamento das demandas e acompanhamento de serviços. ZUP pode ser adotado por qualquer município que tiver interesse em gerir seus serviços públicos de forma mais eficiente, transparente e participativa.

 

Já os Biosites são uma solução inovadora e pioneira da TIM baseada em um novo modelo sustentável para cobertura de rede da operadora. Com a solução, é possível expandir a área de abrangência de cobertura da companhia associada a um menor impacto urbanístico. Atualmente a TIM tem mais de 550 biosites ativos no país.