A Dimension Data acaba de anunciar o relatório Tech Trends 2019. Desenvolvido por sua equipe de especialistas em tecnologia, ele identifica as principais tendências do setor que definirão o cenário de negócios em TI, no próximo ano, no que se refere à experiência do cliente, segurança cibernética, negócios digitais, infraestrutura digital, local de trabalho digital, futuro de tecnologias e serviços.
No relatório, o CTO da Dimension Data, Ettienne Reinecke, afirma que, em 2019, a transformação digital finalmente se tornará uma realidade, e prevê uma série de interrupções em toda a indústria, à medida que companhias inovadoras veem projetos de longo prazo frutificarem. Segundo ele, os projetos de transformação constantemente referenciados, mas, raramente bem-sucedidos, começarão a ganhar vida graças à maturidade das tecnologias revolucionárias, como IA, machine learning, e automação de processos robóticos.
Comentando o relatório, o executivo afirma: “Até agora, nossa indústria tem falado teoricamente sobre tecnologias inovadoras, sem fornecer uma visão clara de como essas poderosas inovações, tais como: análise, machine learning, inteligência artificial, blockchain e containers, serão usadas na prática.”
“Mas, isso está começando a mudar. A aplicação de tecnologias disruptivas está se tornando mais difundida e sua adoção cresce de forma constante. Em 2019, veremos as empresas mais inovadoras mostrando exemplos verdadeiramente impactantes de transformação digital em ação, e a previsão é que isso aumente ainda mais no mercado nos próximos três anos. Ela será firmemente incorporada nos principais processos e tecnologias que utilizamos e que consideramos comuns. No próximo ano, os pioneiros se afastarão dos seguidores rápidos e começaremos a ver mudanças significativas de poder em todos os setores”.
O Tech Trends 2019 também identifica cinco outras tendências que definirão o cenário de negócios em TI. São elas:
– A automação de processos robóticos irá remodelar a experiência do cliente: o crescimento exponencial da automação de processos robóticos – como machine learning, inteligência artificial e redes neurais heurísticas – dará às empresas a capacidade de combinar cenários, aumentar a compreensão e tomar decisões preditivas em tempo real, sobre as necessidades e comportamentos dos clientes.
– As organizações se concentrarão em plataformas de segurança cibernética baseadas na nuvem: violações de segurança cibernética regulares em 2018 farão com que os provedores de segurança baseados em nuvem ganhem força em 2019. Os sistemas de segurança baseados na nuvem são construídos com APIs abertas, o que significa que as equipes de segurança podem integrar rapidamente e facilmente, novas tecnologias na plataforma. Isso garantirá que os clientes possam acompanhar o cenário de ameaças em rápida evolução.
– A infraestrutura se tornará programável de ponta a ponta: as empresas começarão a adotar várias plataformas de nuvem e aumentarão o uso de Software como Serviço (SaaS). Programabilidade de ponta a ponta significa que as organizações poderão se adaptar rapidamente ao cenário de negócios em mudança e exigir mais de seus aplicativos e dados.
– Os aplicativos se tornarão mais inteligentes e personalizados: no próximo ano, veremos os aplicativos reunindo informações dos usuários e fazendo alterações em suas próprias funcionalidades, para melhorar a experiência do usuário. A inteligência artificial e o machine learning desempenharão um papel significativo ao ajudar os funcionários a trabalhar de maneira mais produtiva.
– O valor dos dados se tornará o centro do universo: no próximo período, o foco será cada vez mais transferido para o valor real dos dados, conduzindo uma busca renovada para incorporar a telemetria, coletar e enriquecer os dados. São os dados que formarão o núcleo da verdadeira transformação digital e se tornarão a fonte de novos fluxos de receita que ultrapassarão as fontes tradicionais. Isso levará a uma mudança nas arquiteturas de informação, com a necessidade de estabelecer dados ricos, começando a direcionar os investimentos em TI.