Blockchain é uma tecnologia transformadora que tem o potencial de mudar a forma como as empresas, os governos e os consumidores coordenam os fluxos de trabalho e trocam dados e recursos. No Oracle OpenWorld, evento que aconteceu na semana passada em São Francisco, a Intel anunciou que a sua tecnologia de processador está sendo utilizada pela Oracle para oferecer um serviço blockchain baseado na nuvem para clientes corporativos.
O Blockchain Cloud Service da Oracle utiliza os processadores Intel Xeon escaláveis, que incluem um amplo conjunto de recursos baseados em hardware e projetados para melhorar a segurança e o desempenho blockchain. Os processadores Intel Xeon Escaláveis são a base perfeita para a criação de soluções blockchain, e os parceiros enxergam o valor de tecnologias como a AVX-512 e a AES-NI para a otimização do desempenho de criptografia e a melhoria da segurança blockchain.
A colaboração das empresas tem como objetivo simplificar e refinar as interações blockchain ao habilitar tanto a atualização de blocos para blockchains, quanto a da transação para bancos de dados tradicionais. Além de proteger a confidencialidade da transação e manter as transações privadas, mesmo quando múltiplas empresas participarem da mesma rede blockchain, e proteger eventos fora da cadeia que informem contratos inteligentes.
Intel e Oracle trabalham no projeto de código aberto Hyperledger da Linux Foundation, e as companhias visam implantarem rapidamente as novas capacidades dessa colaboração ao Oracle Blockchain Cloud Service.