A Datalogic apresenta a tecnologia Jade, que promete mudar a experiência de compra dos consumidores. A ferramenta de checkout conta com esteira e scanners automatizados capaz de registrar até 100 itens por minuto. Na prática, a tecnologia torna a finalização das compras até cinco vezes mais rápida na comparação com um caixa tradicional, que registra cerca de 15 itens no mesmo intervalo de tempo.
O Jade conta com 16 câmeras para leitura de códigos de barras por reconhecimento de imagem. A tecnologia consegue capturar os dados do produto em qualquer posição na esteira. “A solução representa um aumento na performance de vendas do supermercado e resolve o tempo de espera dos consumidores nas filas, um dos principais gargalos hoje nas lojas de supermercados, hipermercados e atacarejos”, explica Fabio Lopez, diretor de vendas da Datalogic no Brasil e Sul da América Latina.
A solução foi desenvolvida no Brasil pela Datalogic em parceria com a Fast Gôndolas – uma das principais empresas do país no desenvolvimento de gôndolas, checkouts e racks integrados, voltados para diferentes estabelecimentos do mercado. Hipermercados, supemercados e atacarejos, além de lojas de departamentos, drogarias, conveniências, home centers já podem contar com a tecnologia.
Apesar da facilidade da operação, o Jade não dispensa a atuação de um operador de caixa, que passa a ter uma nova função. O profissional continua responsável pela coordenação do registro dos produtos e pela finalização das compras, para que o cliente possa realizar o pagamento.
Entre os grandes diferenciais da nova tecnologia, destacam-se os avisos visuais e sonoros, acionados para o operador do caixa quando há qualquer inconsistência no processo de registro dos itens. Produtos de hortifruti, por exemplo, podem ser pesados em balanças acopladas ao checkout. ”O Jade fotografa todas as inconsistências e as disponibiliza em um monitor. O operador consegue finalizar a compra somente após a leitura e reconhecimento de todos os itens idenificados pelo scanner”, explica Lopez, ao ressaltar que os lojistas têm diversos mecanismos para evitar fraudes no registro dos produtos.