Em maio deste ano, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e umas das maiores no segmento Premium, investiu R$ 11 milhões para o desenvolvimento, implementação e lançamento da experiência de pintura em uma plataforma digital. Trata-se de uma loja online em que o consumidor não precisa sair de casa nem mesmo para escolher o pintor.
A iniciativa reforça o pioneirismo da marca em inovar e levar benefícios tanto para consumidores como para parceiros. “Em uma pesquisa realizada com internautas que navegam no site da Suvinil, mais de 60% têm expectativa de comprar tintas pelo portal da marca. Este lançamento reforçou a estratégia da Suvinil em oferecer uma resposta rápida às necessidades dos clientes”, comenta Marcos Allemann, vice-presidente de Tintas Imobiliárias da BASF para a América do Sul.
Em entrevista à Decision Report, o executivo explica a estratégia da companhia em apostar no digital e na entrega de uma plataforma que, de fato, atendesse as necessidades do consumidor. “Nossa ideia é antecipar tendências e, ao mesmo tempo, estimular o negócio dos nossos parceiros”, pontua o executivo.
Decision Report: O que motivou a idealização desse projeto?
Marcos Allemann: A Suvinil lançou, em 2015, as vendas on-line do Kit Teste Sua Cor. Ao longo deste período, foram analisados dados como o feedback do consumidor para a solução e a mudança do perfil de comportamento dele no uso dos meios digitais.
Essa análise nos deu um indicativo que poderíamos ampliar as vendas da marca e levar para os consumidores a praticidade e a comodidade da compra de tintas decorativas no universo online. Além disso, o e-commerce complementa a estratégia de vendas da marca, deixando-a mais acessível e assertiva para cada público-alvo.
DR: A entrada no e-commerce abriu uma janela de inovação e presença da marca no mundo digital?
MA: A Suvinil é a primeira marca de tintas a disponibilizar uma jornada completa da pintura no ambiente digital. A empresa proporciona ao consumidor uma experiência desde a inspiração para repaginar o ambiente até a compra final do produto, incluindo a busca pelo profissional ideal, que sempre foi um grande desafio para o consumidor final.
Este lançamento reforça a estratégia da Suvinil em oferecer uma resposta rápida às necessidades de todos os seus consumidores de acordo com o cenário econômico atual, a realidade em que estão inseridos e as tendências de mercado.
DR: A plataforma também está inserida no contexto de parceiros? De que maneira eles serão beneficiados?
MA: Apesar da compra ser realizada no site da Suvinil, ela é direcionada para a revenda mais próxima do consumidor, impulsionando o sucesso de parceiros, movimentando o mercado e oferendo mais oportunidades para eles. Nossa estimative é que, em 5 anos, entre 12% e 15% das vendas de seus parceiros serão realizadas por este canal.
DR: Quais tecnologias disruptivas estão no radar da Suvinil, tanto para manter a operação omnichannel quanto para área operacional/gestão e experiência do cliente?
MA: A Suvinil monitora o mercado e novas tecnologias constantemente para se manter atualizada e buscar novos insights que possam trazer valor para nossos revendedores e para o consumidor. Realidade Aumentada, IA e VR são alguns exemplos de tecnologias que estamos testando para o ponto de venda físico ou digital. O objetivo é facilitar a jornada de pintura desde o momento da inspiração até a materialização do resultado nos diferentes ambientes.
DR: Quais são os próximos passos da Suvinil nesse novo momento de operação multicanal focada no cliente?
MA: Estamos sempre atentos às necessidades dos consumidores, o que nos impulsiona a realizar estudos constantes e análise dos feedbacks de clientes. O objetivo é sempre antecipar as tendências e oferecer a solução ideal para nossos consumidores.