No litoral de Santa Catarina, a rede de supermercados Giassi construiu história – hoje são 15 lojas em dez cidades, cerca de 25 mil itens comercializados, mais de 490 check outs, aproximadamente seis mil colaboradores e R$ 1,7 bilhão de faturamento (base 2017). Os números são expressivos, porém, para chegar até aqui, a companhia sentiu a necessidade de uma reestruturação interna. O ano era 2008 e começava-se a falar sobre a chegada do Sped – assim, o Giassi precisaria organizar a sua retaguarda para garantir essa entrega fiscal. Uma nova fase estava por vir e, com isso, ter uma operação totalmente integrada era requisito fundamental.
Diante desse desafio, a rede decidiu iniciar um grande projeto tecnológico, substituindo o seu software de gestão por um sistema mais robusto, capaz de suportar todas as suas atividades, com a especialização que o setor supermercadista necessita. Após uma licitação com diferentes players, a escolha foi pelo ERP RMS by TOTVS.
Na época, com nove lojas abertas, a companhia redesenhou muitos processos internos para que se adequassem às melhores práticas apresentadas pelo software. Houve uma mudança de cultura no seu modus operandi, uma vez que o sistema exige que os cadastros sejam feitos da maneira mais correta, o que garantiu segurança e um fluxo de informação fluido entre todas as áreas da empresa.
Depois dessa nova organização, muitos resultados começaram a ser percebidos. Para o controle de notas fiscais, existia um retrabalho grande, pois o mesmo documento era digitado e redigitado várias vezes: na entrada, na contabilidade e no fiscal, por exemplo. Com a centralização dos dados no sistema, isso passou a ser feito uma única vez, já que ele alimenta, automaticamente, todos os departamentos que necessitam da informação: da portaria, passando pelo estoque, até o contas a pagar.
Os ganhos dessa integração permitiram ao Giassi criar uma central única na sua matriz, em Içara – SC, responsável por lançar e tratar mais de 100 mil notas fiscais por mês no sistema. Além disso, como a tecnologia faz a pré-análise de todos os documentos, a área conseguiu reduzir 60% do custo operacional. Outro benefício concreto, alcançado com o apoio do sistema, foi a redução no tempo do fechamento mensal, que passou a ficar pronto até o quinto dia útil.
“Hoje, nenhum negócio vive sem tecnologia, pois as decisões têm que ser tomadas com rapidez e assertividade, por meio de uma estrutura sólida e segura de dados. A TI precisa suportar a retaguarda da companhia, para que o seu plano estratégico possa ser colocado em prática. Há diferentes caminhos por vir e todos passam pelo apoio de sistemas, como o projeto que implementamos há alguns anos e que sustenta, até hoje, uma das bases da nossa operação”, comenta Paulo Jansen, gerente de TI do Giassi Supermercados.
Para a TOTVS, a especialização das suas soluções é um diferencial, pois garante o atendimento completo às necessidades dos diferentes setores em que atua. Além disso, como companhia nacional, conhece profundamente a legislação brasileira e, com isso, apoia as empresas neste grande desafio, que é estar em compliance fiscal às exigências do Governo. “Desenvolvemos tecnologias para ajudar as empresas a simplificaram a gestão dos seus negócios. Nosso objetivo é atuar, cada vez mais, na especialização e levar inovação aos nossos clientes”, finaliza Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.