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Stefanini desenvolve chatbot Sophie no modelo SaaS

Stefanini desenvolve chatbot Sophie no modelo SaaS

Plataforma de inteligência artificial é treinada em vários idiomas e promete 85% mais eficiência

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Uma pesquisa realizada pela consultoria americana DuckerFrontier, a pedido da Microsoft, mostra que o Produto Interno Bruno (PIB) do Brasil pode crescer 7,1% ano, até 2030, com a utilização de IA considerando os segmentos de serviços públicos, prestação de serviços corporativos, varejo, atacado, hotelaria e alimentação, construção, manufatura, mineração, água e energia, agricultura e pesca. Segundo o estudo, o aumento se daria em função da geração de novos empregos para profissionais qualificados que atuariam com novas tecnologias que, por sua vez, gerariam mais empregos em outros setores, injetando mais dinheiro na economia.

 

A perspectiva de crescimento do uso de AI também é compartilhada pela Stefanini, há sete anos no desenvolvimento de sua  plataforma de inteligência cognitiva, batizada de Sophie, que agora ganha um novo formato: o modelo de software as a service (SaaS). Serão oferecidos diversos pacotes, com o objetivo de atender de pequenas e médias empresas (PMEs) a clientes corporativos, incluindo uma versão gratuita.

 

“A plataforma Sophie garante eficiência incomparável. É a nossa ‘Embraer’ dos bots. A experiência de centenas de implementações da plataforma mostra que as empresas que usam o nosso serviço – dentro e fora do Brasil – precisavam investir apenas 20,5 horas do agente para cada 1.000 interações (cerca de 7000 mensagens recebidas). Isso significa que nosso chatbot é 85% mais eficiente que as melhores abordagens tradicionais. É também a maneira mais barata de garantir uma experiência excelente para todos os clientes, o tempo todo”, afirma Alex Winetzki, diretor de P&D da Stefanini e “pai” da Sophie.

 

A plataforma inteligente da Stefanini reduz custos com treinamento, turnover, organização de bases de conhecimento e retrabalho. Projetada com um conjunto original e premiado de algoritmos de Inteligência Artificial, a plataforma substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos ambiciosos em processamento de voz e auto-aprendizado. O objetivo é permitir velocidade e eficiência cada vez maiores na implantação e gestão da plataforma.

 

“Há seis anos, a instalação da plataforma Sophie levava alguns dias. Hoje é feita em poucas horas. A partir do lançamento da versão SaaS, um bot será criado em segundos. Com isso, nossos clientes, parceiros e usuários têm cada vez mais liberdade para usar a tecnologia e criar soluções com ela. Aliás, a busca de parceiros para a construção de soluções especializadas com a plataforma é uma das grandes prioridades da nova fase da Sophie”, destaca.

 

Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria. “A maioria dos nossos concorrentes não são nativos em bots. Nós controlamos o núcleo, o ‘cérebro’ da Sophie, o que torna a ferramenta mais rápida de treinar, e mais de simples de manter. A partir de agora, ela também tem o melhor custo benefício do mercado, com uma interação com a Sophie custando menos de um centavo”, completa o diretor de P&D da Stefanini.