A transformação digital vem cultivando profundas mudanças no modelo de negócios e arquitetura de processos das organizações. Os projetos de Business Process Outsourcing (BPO), ou terceirização de processos de negócios da Stefanini, têm sido uma das apostas da empresa para ganhar produtividade, eficiência e automatizar processos.
Além disso, em momentos de instabilidade econômica, quando as empresas precisam reduzir custos e ganhar produtividade, as soluções de terceirização se apresentam como uma tendência, pois permitem que seus gestores se concentrem nas decisões estratégicas de negócio.
Diante desse contexto, a multinacional brasileira acelera a transformação digital de seus clientes por meio de uma oferta integrada que consiste em RPA (Robotic Process Automation) atrelada ao BPO da Stefanini, que possui alto nível de automação, incluindo soluções de robotização, analytics e inteligência artificial.
O RPA diz respeito a uma inteligência artificial, normalmente em forma de software, aliada a uma máquina que é capaz de realizar tarefas de maneira automática. No caso de automação, os robôs são as máquinas controladas por essa inteligência artificial, que envia informações sobre as tarefas a serem realizadas. O uso de RPA permite que o próprio robô – nesse caso, o software – se adapte a novas necessidades e situações.
De acordo com Alexandre Vomero, diretor de BPO Latam da Stefanini, essa oferta integrada ajuda os clientes a transformarem seus negócios de forma ágil, eficiente, além de reduzir custos significativos. “Desenhamos essa solução justamente com o intuito de tornar possível a cultura da inovação no ambiente corporativo, permitindo que as pessoas busquem alternativas out-of-the-box, reinventando processos que agregam valor ao negócio”, afirma o executivo.
O RPA preserva o trabalho humano de tarefas repetitivas por meio de interações automatizadas em vários sistemas. Já os robôs funcionam com a infraestrutura de TI existentes e não requerem instalação ou infraestrutura específica. Entre os principais benefícios estão rápido desenvolvimento e implementação, eliminação de erro humano, altamente escalável – robôs adicionais podem ser implantados rapidamente, além de funcionar 24 horas, sete dias por semana, ininterruptamente.
Sophie: Uma nova maneira de pensar e trabalhar
Uma das apostas da Stefanini em relação à robotização é a assistente virtual Sophie, que tem a capacidade de aumentar o trabalho do conhecimento com automação inteligente, totalmente integrada com uma ampla gama de serviços de negócios e TI.
A Sophie é composta por um conjunto de softwares, sistemas e processos, que permitem acelerar e melhorar o desempenho de sistemas que interagem com o consumidor ou usuário, seja por meio de voz ou texto.
A oferta consiste na capacidade de entrega flexível em nuvem ou no local, incluindo a disposição de interação multicanal do usuário final como redes sociais, web, bate-papo, Microsoft Lync, entre outros.
“O uso de RPA é uma tendência que permitirá realocar a capacidade humana para decisões que exigem alto nível de complexidade, criando novas oportunidades de mercado”, diz. “O principal objetivo é a robotização de tarefas simples, de modo a garantir produtividade e eficiência nas empresas, ou seja, tudo que não precisar de decisão analítica, será possível utilizar os robôs”, conclui o executivo.