A Monsanto, por meio do fundo BR Startups, investirá R$ 1 milhão na Tbit, uma startup de análise de imagem que atua no agronegócio brasileiro. Em junho de 2016, a Monsanto tornou-se parte do grupo de investidores do BR Startups, gerido pela MSW Capital. Ao investir no fundo, a companhia pretende ajudar a acelerar a inovação na agricultura nacional e dentro da própria empresa, interagindo com empreendedores brasileiros inovadores. Além de contribuir para o fundo, a Monsanto também compartilhará conhecimento e experiência de agronegócio com a Tbit.
Segundo o líder de agricultura digital da Monsanto para a América do Sul, Mateus Barros, a inovação tecnológica é crucial para a agricultura em tempos de revolução digital. “A criatividade e empreendedorismo no Brasil têm uma grande oportunidade. Acreditamos que a colaboração é uma ferramenta fundamental para produzir de forma mais eficiente e este é um passo nessa direção, por isso estamos satisfeitos com essa parceria com a Tbit “, afirma Barros.
Criada em 2008 pelo empresário Igor Chalfoun e três outros parceiros, a Tbit chegou ao mercado para automatizar os processos de qualidade nas empresas, por meio do processamento de imagem digital e inteligência artificial, que substituíram os protocolos manuais ou químicos. A empresa possui oito produtos e 50 clientes, dos quais cerca de 80% são do mercado agrícola.
De acordo com Chalfoun, a solução oferecida à agricultura pela Tbit, é composta por um equipamento e um software que automatizam o processo de verificação de qualidade de sementes e grãos. Imagens ou vídeos do processo são feitos e enviados para um computador que, por inteligência artificial, gera a classificação das sementes e grãos.
Concebido pela Microsoft Participações e gerido pela MSW Capital, o fundo BR Startups visa apoiar as empresas em seu desenvolvimento, por meio do conhecimento e do potencial de escala global de seus investidores: Monsanto, Banco Votorantim, Grupo Algar, BB Seguridade, Qualcomm e Age-Rio. “O apoio do Fundo BR Startups ao segmento de inovação para o agronegócio é estratégico para fomentar o potencial criativo do setor de agronegócio, que corresponde a cerca de 20% do PIB do Brasil. Queremos promover a transformação digital nas empresas que atuam na área”, comenta o COO da Microsoft Participações, Franklin Luzes.