Edit Content

Menu

shutterstock_111182678_violetkaipa

Sport Club Corinthians aprimora governança com apoio da TI

Sport Club Corinthians aprimora governança com apoio da TI

Com tecnologia TOTVS, clube aumentou sua eficiência a partir do uso de mobilidade e insumos rápidos para melhores decisões estratégicas de negócio

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sport Club Corinthians Paulista precisava melhorar o controle de sua operação e apostou que recursos de tecnologia eram o melhor caminho. Diante disso, buscou um software de gestão que centralizasse todos os dados em um único local e, assim, possibilitasse uma melhor governança e gestão do clube, além de uma prestação de contas mais transparente aos patrocinadores, investidores e sócios.

 

Na época, muitas informações estavam armazenadas fora do sistema de gestão ou em softwares que não eram integrados, o que exigia trabalho manual e, em muitos casos, retrabalho para consolidar os dados. Agora, o clube consegue controlar toda a movimentação bancária e acompanhar cada uma das ações das áreas administrativas – financeira (contas a pagar e a receber), compras, estoque, contábil e fiscal – em um único ambiente, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com esses processos.

 

“Um grande diferencial dessa iniciativa é a adequação rápida da solução à legislação. Isso trouxe uma segurança muito grande para nós em relação a todo o processo. Antes não tínhamos um controle preciso da operação, pois muita coisa era manual, mas agora tenho certeza de que todas as regras administrativa-financeira estão sendo atendidas”, afirma João Cibas, gestor de Inovação e Tecnologia do Sport Club Corinthians Paulista.

 

Hoje, além da parte financeira, a administrativa também é processada 100% no sistema da companhia, desde o pagamento de luvas, pagamento sobre a gestão de funcionários – médicos, administrativos e dos contratos de jogadores, além do controle das RPA (Pagamentos de autônomos, bandeirinhas e árbitros, etc), que exige um processo diferenciado. Isso porque, se o árbitro faz dois jogos no mês, o clube precisa pagar o INSS referente apenas a esses jogos. Até então, não havia um controle efetivo disso, pois o processo era manual. Agora, é realizado direto na folha de pagamento e enviado automaticamente ao departamento financeiro para recolhimento dos tributos, com o controle financeiro processado diretamente no ERP/Protheus.

 

O software de gestão da companhia permite ainda baixa automática de títulos, controle de provisões, de contratos, de despesas, de estoque e de impostos, bem como a eliminação dos pagamentos em duplicidade. Alguns processos manuais puderam ser integrados ao ERP, por meio de WebService (Comunicação automática), gerando informações, inserções de dados ou requisições em tempo real, a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

“Essa mobilidade trouxe o Corinthians para a 4ª Revolução Industrial e conferiu muita agilidade ao clube ao possibilitar a realização de atividades à distância, de forma ágil, simples e segura. Além disso, conseguimos obter rapidamente dados precisos e padronizados, o que facilita o planejamento, a medição de desempenho e, naturalmente, decisões estratégicas. Tudo isso traz transparência para a gestão do clube”, completa João Cibas.