A SP Group, empresa de energia na região da Ásia-Pacífico, está se preparando para a entrada em operação do Mercado Aberto de Eletricidade de Cingapura ainda este ano. A transformação digital abrangente empreendida pela Capgemini permitirá modernizar o cenário tecnológico do SP Group, garantindo maior flexibilidade e propiciando uma melhor experiência aos clientes do país.
Os 1,5 milhão de clientes da empresa podem vivenciar uma melhor conveniência, resultante do esforço da empresa para digitalizar suas operações. Afinal, a Capgemini trabalhou com o SP Group para identificar, aprimorar e transformar sua infraestrutura digital, antes da completa liberalização do mercado de eletricidade.
A principal atualização da infraestrutura e dos processos do SP Group significa mais benefícios aos clientes no Mercado Aberto de Eletricidade, que incluem:
– Customização dos principais sistemas de gerenciamento de clientes para permitir que alterem com facilidade seus fornecedores de eletricidade, com base nas necessidades e preferências dos consumidores;
– Troca facilitada de fornecedores de eletricidade;
– Abertura aos revendedores da opção de uso dos serviços de cobrança do SP Group, permitindo um faturamento único e consolidado de todas as concessionárias, independente do fornecedor de eletricidade escolhido;
– Atualizações de hardware e software, oferecendo maior eficiência e operações confiáveis.
Ao comentar sobre o novo momento, Jeanne Cheng, presidente do Comitê Gestor do Mercado Aberto de Energia Elétrica e CRO (Chief Risk Officer) do SP Group, afirma: “Nossos novos e aprimorados sistemas permitem que os clientes comparem preços e alternem entre revendedores, de modo que consigam obter as melhores ofertas. Trabalhando com a Capgemini, esperamos entregar os benefícios a todos os consumidores, em todo o país, com a implementação completa do Programa Mercado Aberto de Eletricidade até o final deste ano”.
Transformando para o futuro
Com o Mercado de Energia do Sudeste Asiático à beira da mudança, impulsionado pela crescente demanda, o SP Group começou a se engajar com a expertise da Capgemini em 2015, visando a modernização total de seus sistemas. Isso inclui a expansão de sua capacidade e processos que gerenciem melhor as transações, prestem suporte à troca de clientes e ofereçam métodos de faturamento mais eficazes.
Para ajudar os clientes a entenderem suas opções e alternarem facilmente entre revendedores ou retornarem ao modelo de tarifa regulada, o SP Group e a Capgemini desenvolveram um novo site de comparação de preços. Plataforma que fornece aos clientes acesso à todas as informações relacionadas com as opções de varejo de energia, permitindo que visualizem e comparem todos os planos no mercado.
Além disso, o SP Group criou uma nova interação por meio do Portal SP Utility, permitindo que os clientes consumam eletricidade a preços regulamentados e não regulamentados pelo SP Group, visualizando as duas contas em uma única plataforma. Dentro deste projeto de transformação, a Capgemini tem ajudado a companhia elétrica a introduzir melhorias em suas soluções de CRM (Customer Relationship Management) e no SAP for Utilities, além de implementar uma solução de Business Data Lake.
“O Mercado Aberto de Eletricidade é um passo à frente na oferta de opções ao consumidor, em um mercado no qual a demanda por energia está se elevando. Estamos orgulhosos em trabalhar com o SP Group em sua jornada transformacional”, disse Gaurav Modi, diretor geral para o Sudeste Asiático, Hong Kong e Taiwan na Capgemini. “A digitalização das operações do SP Group é um instrumento que gera ganhos de eficiência. O objetivo principal da Capgemini é criar uma experiência totalmente nova para o cliente, oferecendo flexibilidade e conveniência, enquanto estabelece processos sólidos e robustos para o mercado”.