A Sompo Seguros aumentou sua produtividade com a solução de BI Qlik Sense. A implementação da ferramenta foi realizada pela Nordica.
O Grupo Sompo Holdings conta em todo o mundo, com U$ 112,3 bilhões em ativos, presença em 30 países, mais de 20 milhões de clientes e mais 80 mil colaboradores. Só no Brasil, a Sompo Seguros alcançou em 2018, R$ 3,5 bilhões em Prêmios Emitidos e R$ 4,8 bilhões em ativos. A companhia conta com 43 filiais, quase dois mil colaboradores e mais de 26 mil corretores cadastrados. Além disso, ocupa o 1º lugar no ranking brasileiro de Seguros de Transporte e está entre as cinco primeiras em seguros Empresariais, Saúde, Condomínio, Penhor Rural, Benfeitorias, Riscos de Engenharia, entre outros.
De acordo com Vagner Shindi Kambala, coordenador da área de TI – Inteligência de Negócios da Sompo Seguros no Brasil, o objetivo do projeto era homogeneizar os relatórios na companhia e reestruturar a plataforma que viabiliza a governança da solução. Com isso, há um maior controle por parte da área de Tecnologia da informação dos sistemas implementados, o que também reduz significativamente o risco operacional de instalações de sistemas por diferentes áreas com base em seus próprios orçamentos (Shadow IT).
“Escolhemos o Qlik Sense em função do dinamismo proporcionado pelas extensões, sendo uma ferramenta analítica de fácil assimilação. Foi organizada uma parceria com a Nordica com planejamento colaborativo, o que auxiliou muito no processo de ambientação e tornou ágil a adaptação junto a nossa cultura organizacional”, salienta Kambala. A flexibilidade promovida pelo mashup (aplicação web que utiliza conteúdos de diferentes fontes para criar um novo serviço) é outro ponto destacado pelo especialista.
A Sompo conta com um laboratório focado em inovação, que mantém a companhia atualizada e gera valor e experiência aos clientes. Foram 167 aplicações desenvolvidas com Qlik Sense, com 855 licenças profissionais em 7,5 meses de implementação do projeto.