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Soluções em cloud puxam o crescimento da SAP Brasil em 2018

Soluções em cloud puxam o crescimento da SAP Brasil em 2018

Softwares para relacionamento com o consumidor, gerenciamento de pessoas e serviços terceirizados lideram as vendas e impulsionam digitalização das empresas

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A SAP Brasil teve um ano bastante positivo na receita de soluções em nuvem, que cresceu dois dígitos em relação a 2017. Os contratos firmados em SAP Customer Experience, com soluções voltadas à experiência do cliente conectadas à nuvem, grande aposta estratégica da empresa para o ano, foram o destaque com crescimento de três dígitos e grande adesão do varejo nacional. A companhia fechou o ano com 12.963 clientes em território nacional.

 

“Os resultados refletem uma maturidade cada vez maior do mercado brasileiro para a digitalização, acompanhando a tendência mundial. O nosso cliente precisa conhecer seu consumidor final, entender o momento dessa relação, saber quando e como fazer o contato e aumentar a taxa de conversão. E é toda essa experiência que CX entrega”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

 

Outra linha de grande destaque em cloud foi SAP Fieldglass, que deu um salto significativo em volume de contratos na comparação com 2017. O produto automatiza o processo de gestão de trabalhadores externos, independentes e autônomos, ajudando também no controle de fatura e pagamento. Com a nova lei de terceirizações, o sistema permite que as empresas cumpram todas as determinações com relação à contratação de prestadores de serviço.

 

Os sistemas de gerenciamento de capital humano registraram avanço de dois dígitos, enquanto a linha SAP Concur, de serviços que simplificam a gestão de viagens e despesas, cresceram três dígitos na comparação com 2017. As soluções de Leonardo, que impulsionam a inovação com machine learning, inteligência artificial, Internet das Coisas e funções analíticas avançadas, também tiveram aumento substancial.

 

O varejo está entre os setores que contribuíram para o bom desempenho do resultado da subsidiária brasileira, com sólidos três dígitos de avanço em relação a 2017. O mesmo aconteceu nas indústrias de construção, telecomunicações e petróleo e gás. Setores como bens de consumo, bancos e concessionárias de serviços públicos registraram dois dígitos de crescimento. A SAP Brasil avançou também no mercado de pequenas e médias empresas, com as soluções para este segmento, como BusinessOne, subindo dois dígitos.

 

Último trimestre 

 

A SAP Brasil apresentou um desempenho no quarto trimestre de 2018 em linha com o resultado do ano, com crescimento de dois dígitos nas soluções em nuvem, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Novamente há grande destaque para as ferramentas de SAP CX (dois dígitos), gestão de capital humano (HCM, dois dígitos), SAP Fieldglass e SAP Concur.

 

Varejo, ensino superior, construção, química e transporte foram setores de destaque, todos na casa dos três dígitos de crescimento. As pequenas e médias empresas mantiveram o desempenho dos três trimestres anteriores, registrando em todo o ano consistentes dois dígitos de alta na adesão à digitalização, considerando os mesmos períodos de 2017.

 

Cases

 

A Natura&Co, multinacional brasileira do setor de cosméticos, adquiriu neste último trimestre uma série de soluções como SAP S/4HANA, SAP C/4HANA, SAP Ariba e SAP Concur, com foco na sua unidade de negócios The Body Shop. A marca Natura também vai utilizar as soluções SAP C/4 HANA para realizar campanhas direcionadas, implementar programas de fidelidade e apoiar equipes internas para analisar os hábitos dos clientes, proporcionando melhor experiência.

 

Outro nome de destaque no portfólio de clientes da SAP é a Braskem. A maior companhia petroquímica das Américas está adotando o SAP Integrated Business Planning para otimizar seu gerenciamento de estoques, aumentando a eficiência, reduzindo o tempo de resposta, otimizando a logística e aumentando o nível de serviço ao cliente. A companhia também passou a usar o SAP Cloud Platform para contar com mais flexibilidade, agilidade e integração com sistemas SAP e não SAP existentes.

 

Em nível global, a SAP divulgou um crescimento de 32% em subscrições de serviços em cloud e suporte em 2018, com receita total de € 24,7 bilhões (+5%), incluindo também vendas de licença de software, e um lucro operacional de 17%, chegando a € 5,7 bilhões. A empresa atingiu ou superou todas as métricas, mesmo após várias revisões durante o ano. Para 2019 a projeção é chegar a 39% de alta em nuvem e suporte e manter o crescimento geral. A companhia ambiciona chegar a 2023 com uma receita total de mais de € 35 bilhões.