A Tahto, empresa que traz soluções de CX e BPO, anunciou quais os resultados no engajamento e na produtividade dos seus colaboradores com o uso de soluções de IA da IBM. A empresa registrou um aumento de 10% no eNPS (método que permite às organizações medirem o nível de engajamento dos seus colaboradores) e 5% na produtividade, gerando uma redução de custos de aproximadamente R$ 2,7 milhões em 2024.
Nova estratégia para alinhar resultados e custos
Para alcançar as evoluções necessárias, a companhia lançou a iniciativa Algoritmo de Metas Pessoal, que tem o objetivo de melhorar a motivação e a produtividade da equipe, bem como alinhar as metas corporativas a serem alcançadas por cada colaborador. Com o auxílio de do IBM Cloud Pak for Data, Watsonx.data e outras soluções IBM, a Tahto analisou cerca de 112 indicadores de desempenho de seus colaboradores e definiu métricas relacionadas aos objetivos, metas e realizações de cada um deles, fornecendo insights robustos sobre o comportamento e a produtividade das equipes em mais de 200 processos da companhia.
Foram realizadas simulações, resultando na criação de uma matriz abrangente com mais de 25 mil planos de metas, com base em papéis e responsabilidades de acordo com as competências e pontos fortes de cada colaborador. Esses planos foram adaptados individualmente, por grupo e por atividade, garantindo uma abordagem personalizada para a melhoria do desempenho.
A partir desses dados, a empresa conseguiu elaborar uma nova solução, que traz mais agilidade nos atendimentos. Além de engajar as equipes por meio de gamificação, metas personalizadas e ações direcionadas.