A Rede Cigam anunciou o lançamento do Auditor, funcionalidade dentro de sua plataforma, para antecipar a análise do Fisco e oferecer qualidade e conformidade nas informações fiscais, compliance e governança.
Estudo publicado em outubro pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que empresas gastam R$ 65 bilhões por ano para acompanhar as mudanças da legislação tributária brasileira. O ano de 2018 foi recorde na edição de leis complementares e ordinárias desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. A Cigam fez uma ampla análise dos dados informados pelos usuários no sistema ou oriundos de fontes externas e integrações e desenvolveu uma solução para minimizar o impacto delas para os seus clientes.
“Reunimos diversas situações que demandavam muita intervenção e prejudicava as entregas dos arquivos legais. Procuramos colocar numa ferramenta todas estas avaliações de forma a automatizar e acelerar este trabalho e, pretendemos no futuro, seguir adicionando novas validações, conforme a experiência e maturidade dos clientes e processos fiscais/tributários”, explica o diretor de Produto e Suporte da Cigam, Luís Rogério Dupont.
Segundo o levantamento do IBPT, foram em média 774 diplomas legais editados por dia útil, resultando em 5.876.143 normas. Deste montante, cerca de 390 mil (6,65%) tratam somente de tributos, uma média de 46 normas tributárias editadas por dia útil ou 1,92 normas por hora útil.
“A grande maioria dos nossos clientes têm problemas recorrentes em relação a isto, até porque, o Governo continua implementando novas obrigações e controles de forma muito frequente. Disponibilizamos uma solução intuitiva e amigável que facilita a auditoria de seus processos e compromissos legais e que será fornecido sem custos aos clientes Cigam. O objetivo é aumentar a produtividade, diminuir retrabalhos e economizar recursos dos nossos clientes”, avalia Dupont.