Adoção da tecnologia SD-WAN conferiu agilidade e viabilizou crescimento de mais de nove vezes o número de agências em um ano, além da redução em 60% nos custos de telecomunicações
Há pouco menos de quatro anos, o Sicredi iniciou um plano ambicioso de expansão pelo Brasil e identificou a necessidade de ter um parceiro estratégico para aprimorar a infraestrutura de conectividade de suas filiais concentradas primordialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. A instituição, após um processo de seleção de fornecedores, iniciou uma parceria com a Logicalis que em conjunto com as equipes técnicas de infraestrutura do Sicredi, implementou um projeto para a modernização de sua rede WAN e, desta forma, garantir mais agilidade e melhor aproveitamento da capacidade da tecnologia.
A tecnologia definida para suportar a estratégia do Sicredi foi a SD-WAN, fornecida pela Cisco, que possibilitou que as filiais passassem a ter maior liberdade na escolha de seus links WAN – MPLS, internet dedicada, entre outros. Com isso, a empresa ganhou mais agilidade na implantação de novas agências, maior disponibilidade das aplicações – mesmo em locais remotos –, e passou a realizar o tratamento do tráfego de acordo com as aplicações e necessidades do negócio, impactando diretamente na experiência das agências das Cooperativas de Crédito.
A adoção da tecnologia, além de garantir ganho de eficiência e produtividade, também proporcionou uma economia de 60% em relação aos contratos de conectividade. “O Sicredi está presente em todo o território nacional e em locais onde as operadoras tradicionais não chegam. Com o SD-WAN e a parceria com a Logicalis, que detém o know-how de implantação e de governança da rede, conseguimos atender a estas unidades por meio de provedores locais, reduzindo o tempo para abertura de novas agências. O projeto trouxe uma economia financeira significativa e ainda há possibilidade de ampliarmos essa realidade”, comenta Pedro Martins, Coordenador de Operações de TI do Sicredi.
Além da consultoria da Logicalis para implementação do SD-WAN, o Sicredi conta com uma operação de serviços gerenciados, também conduzida pela empresa, garantindo o melhor aproveitamento e evolução constante da rede atual. Todos esses benefícios contribuíram para viabilização do plano de expansão de agências das cooperativas, que passou de 200 unidades no primeiro semestre de 2019 para 1.800 atualmente.
“Esse projeto apoiou o Sicredi na sua jornada de transformação digital a partir da implementação de novas ferramentas para operação das agências. Todo o ciclo de vida dos associados está sendo transformado, já que essa nova solução permite uma maior flexibilidade, agilidade, resiliência e simplicidade no consumo dos meios de comunicação de dados que, além de centralizados em seus data centers, estão cada vez mais presentes também em plataformas em nuvem (IaaS), aprimorando o atendimento aos clientes e possibilitando a entrega da mesma experiência em todas as unidades do País”, comenta Guilherme Montoanelli, coordenador de SDN da Logicalis.
Como próximo passo, o Sicredi considera ampliar a conectividade das agências com nuvens públicas e deve aderir a soluções de inteligência artificial que se integrem à solução SD-WAN e tragam ainda mais dinamismo à rede.