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Sicredi equilibra produtividade e colaboração com tecnologia

Sicredi equilibra produtividade e colaboração com tecnologia

Instituição financeira implementou Microsoft 365 nesse projeto, o que inclui ações de padronização, virtualização e gestão da mudança

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A transformação digital traz desafios diferentes para cada empresa. No Sicredi, instituição financeira cooperativa, a questão era transformar o modo como seus mais de 23 mil colaboradores trabalhavam. Os sistemas e suas camadas de segurança, fundamentais para o negócio financeiro, estavam bem ajustados na proteção dos dados e das operações, mas também dificultavam a experiência de uso dos colaboradores, ávidos por recursos do ambiente de trabalho moderno, como poder usar o smartphone em determinadas atividades.

 

“Acredito no equilíbrio entre usabilidade e segurança”, diz Fabio Sordi Isotton, gerente de Operações de TI do Sicredi. “Queríamos ampliar a motivação e o engajamento para impulsionar a produtividade e, em 2014, fizemos um plano estratégico na direção desse objetivo para concluir em 3 a 5 anos”, completa. O Microsoft 365 faz parte desse projeto, que inclui ações de padronização, virtualização e gestão da mudança.

 

Ao todo, são 1.470 agências e 3,6 milhões de associados, para os quais o Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros, realizando 450 bilhões de autenticações por mês, num trabalho de identificar, classificar e proteger os dados.

 

“As Cooperativas têm autonomia, mas são necessários padrões para tornar a operação toda mais ágil. Com essa iniciativa, temos a facilidade de usar um aplicativo que é um velho conhecido, mais intuitivo, minimizando o impacto com relação a mudanças.”, diz Isotton. Ao todo, são 23 mil usuários diretos na nuvem Office 365.

 

O projeto

 

O primeiro piloto da plataforma Microsoft 365 foi feito no Centro Administrativo do Sicredi, em Porto Alegre (RS), para os líderes da organização. Eles sentiram os benefícios de ferramentas como o OneDrive e o Skype for Business e, assim, TI conseguiu o apoio para expandir o projeto para todas as agências.

 

Atualmente, o Skype for Business é uma das principais ferramentas em uso no Sicredi, especialmente nas regiões onde o deslocamento é mais complicado e as distâncias entre as agências e a gestão das Cooperativas é maior. “Era complicado para os líderes fazerem as reuniões semanais, viajando de carro. O Skype facilitou muito os encontros, a comunicação”, diz Fabio Isotton, que registra em média 12 mil conferências por mês.

 

“Procuramos não oferecer muitos recursos de uma vez só para evitar uma sobrecarga de conteúdo para nossos colaboradores. Primeiro atualizamos a versão do Office e migramos a caixa postal para a nuvem. Depois, liberamos o uso do OneDrive, Skype e homologamos o Windows 10”, diz Fabio.

 

Satisfação premiada

 

No momento, o Sicredi acabou de implantar o Yammer e está no planejamento do Sharepoint. Está prevista também a criação de um site por cooperativa em cada região do Brasil, contemplando as especificidades de cada uma.

 

Na última pesquisa de clima, realizada a cada dois anos, comprovou-se o acerto da transformação. “Registramos crescimento de quase 10 pontos percentuais na taxa de satisfação dos colaboradores com o uso das ferramentas e sistemas, um reflexo da boa receptividade”, comemora o executivo.

 

A mudança também se refletiu no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no país em 2017, elaborado pela revista Você S/A e a Fundação Instituto de Administração (FIA). O Sicredi ficou com o primeiro lugar no segmento das cooperativas de crédito, com um Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) de 81,9.