Há 21 anos no mercado distribuição de autopeças, a Shopping Borrachas, com sede em Limeira (SP), ganhou agilidade para tomadas de decisões críticas aos negócios após adotar o ERP da Jiva. Com o projeto, finalizado em março deste ano, a companhia começou a aplicar tecnologia de Business Intelligence (BI) nas operações corporativas, o que reduziu o tempo de apuração e análise de dados de uma semana para apenas um clique.
Segundo Rodrigo Passanezi, sócio proprietário da Shopping Borrachas, o resultado obtido é consequência do aumento do controle sobre cada atividade da empresa, proporcionada pela ferramenta de BI da solução de gestão da Jiva. “Hoje temos a informação que queremos em um único lugar e em tempo real, o que nos possibilita acompanhar os detalhes de cada processo realizado, e no formato de gráficos para fácil compreensão. Isso aumenta a confiança nos dados e nos dá a certeza de que estamos tomando a decisão certa”, afirma.
De acordo com ele, com o controle de dados adquirido com o sistema ERP, a expectativa é agilizar e aumentar a assertividade dos processos de aquisição de mercadorias em 100%. “Apesar de estarmos usando a solução há pouco tempo, já conseguimos aprimorar as operações de checagem de mercadorias, além de identificar gargalos que atrapalhavam procedimentos de estoque, como produção e garantia de devolução de produtos, o que impactou os setores de vendas e compras de forma significativa. Esperamos com o amadurecimento do uso do sistema, alcançar a excelência desejada em breve”, revela o executivo.
Para Passanezi, outros benefícios proporcionados pelo sistema de gestão são: a flexibilidade em criar análises personalizadas e a automação de processos.
“Diferente do antigo sistema utilizado na empresa, com a Jiva podemos elaborar relatórios personalizados, correlacionando dados de diferentes áreas, para tirar insights que guiam as tomadas de decisões da empresa”, explica o sócio proprietário, que completa, “Também automatizamos a troca de dados bancários para dar baixa em processos de cobrança e recebimento, que antes eram feitos manualmente, eliminando atrasos e erros causados por interferência humana”.
Por fim, o executivo também aponta o suporte apresentado pela Universidade Corporativa Jiva, que dispõe de cursos à distância para capacitar os usuários no uso do ERP da Jiva, conceitos da administração e melhores práticas de gestão, como diferencial do projeto. “Todos os funcionários participaram dos cursos. Poucas empresas se preocupam em dar apoio, com aulas, para a empresa ficar mais preparada para utilizar o sistema, isso faz com que as melhorias possam ser feitas mais rapidamente”, finaliza Rodrigo Passanezi.