Honor, Motorola, Nothing, OPPO, vivo e Xiaomi estão trabalhando com a Qualcomm para desenvolver smartphones com capacidades de comunicação por satélite com o Snapdragon Satellite. O satélite permite aos OEMs oferecerem uma cobertura de polo a polo e suportar mensagens de duas vias para uso de emergência, SMS, e outras aplicações.
A Qualcomm Technologies, Inc. anunciou no Mobile World Congress Barcelona a sua colaboração com Honor, Motorola, Nothing, OPPO, vivo e Xiaomi para desenvolver smartphones com capacidades de comunicação por satélite, alavancando o recentemente revelado Snapdragon Satellite.
O Snapdragon Satellite é a primeira solução de mensagens bidirecionais baseada em satélite do mundo para smartphones. Oferece uma cobertura global e pode suportar mensagens bidirecionais para uso de emergência, SMS, e outras aplicações de mensagens – para uma variedade de propósitos, tais como emergências ou recreação em locais remotos, rurais e offshores.
A solução é suportada pela constelação de satélite Iridium de baixa potência e baixa latência em órbita terrestre (LEO) e totalmente operacional, que permite ligações de satélite utilizando espectro de banda L resistente às intempéries.
“As nossas relações de longa data com Honor, Motorola, Nothing, OPPO, vivo e Xiaomi estão enraizadas em inovações e proporcionando experiências de conectividade excepcionais aos consumidores. A nossa relação de longa data com Honor, Motorola, Nothing, OPPO, vivo e Xiaomi está enraizada em inovações e proporcionando experiências de conectividade excepcionais aos consumidores”, disse Francesco Grilli, vice-presidente de gestão de produtos da Qualcomm Technologies, Inc.
“Ao incorporar o Snapdragon Satellite nos dispositivos da próxima geração, os nossos parceiros poderão oferecer capacidades de mensagens via satélite graças a uma constelação LEO global madura e comercialmente disponível, que pode permitir aos assinantes em todo o mundo comunicar ao ar livre com fornecedores de serviços de emergência, bem como com a família e amigos”.
O Snapdragon Satellite estará disponível em todos os próximos sistemas 5G Modem-RF e nas camadas da Plataforma Móvel Snapdragon (de 8 a 4 camadas) à medida que o ecossistema amadurece. Para além dos smartphones, o Snapdragon Satellite está preparado para se expandir para outras categorias de dispositivos nos segmentos computacional, automóvel e IoT.
À medida que o ecossistema cresce, OEMs e criadores de aplicações serão capazes de diferenciar e oferecer serviços de marca única, tirando partido da conectividade por satélite. O Snapdragon Satellite está planejado para suportar Redes Não Terrestres de 5G (NTN), à medida que as infraestruturas e constelações de satélites NTN se tornam disponíveis.