Na visão dos analistas do Gartner, o sucesso digital não é apenas para grandes empresas multinacionais ou os atuais líderes da indústria. O sucesso digital é para essas empresas – grandes ou pequenas, públicas ou privadas – que conseguem engajar toda a organização, definir o foco digital certo e usar as ferramentas certas para escalar negócios digitais.
Há diferentes papéis a desempenhar em um ecossistema digital e a ampliação do negócio permite que as empresas desenvolvam seus papéis específicos nesta nova realidade. Elas precisarão empregar uma combinação cuidadosamente ajustada de três aceleradores de escala: destreza digital, tecnologias de efeito de rede e uma plataforma digital industrializada.
Destreza digital
A destreza digital é um novo design organizacional e nova mistura de talentos para um novo ambiente de trabalho – um local de trabalho digital de alto desempenho. As organizações devem mudar internamente para mudar externamente.
“Para escalar, precisamos de pessoas com destreza digital. Pessoas que são colaborativas, ágeis, analíticas, inovadoras e criativas. Pessoas que têm a capacidade e o desejo de explorar tecnologias existentes e emergentes para melhores resultados de negócios”, afirma Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
Uma cultura digital destra requer três blocos de construção: Tecnologia, Engajamento e Diversidade. “Invista em aplicativos SaaS que tornam mais fácil para os funcionários fazerem por si mesmos – coisas como visualização de dados e integração de aplicativos. Explorar assistentes pessoais virtuais para libertar todos de tarefas de baixo valor”, acrescenta.
O segundo bloco de construção é o engajamento. “Faça o engajamento e pessoas o centro de design para sua tecnologia e seus processos”, afirma Dreyfuss. “Para isso, podemos usar a ciência das mudanças comportamentais. Por exemplo, usando defensores de pares, influenciadores confiáveis e governança social, nos aproximamos da criação da experiência correta dos funcionários”.
O terceiro elemento para construir uma cultura de destreza digital é a diversidade. Os CIOs devem olhar para a exploração dessa multiplicidade em todas as formas, como talentos, fornecedores, origens, culturas e dados diversos. “A diversidade nos permite superar todas as maneiras para aproveitar o poder digital e da multidão”, afirma LeHong.
Tecnologias de efeito de rede
E para construir esse ambiente, o Gartner focou em tecnologias que farão a diferença nos negócios e ajudam na transição do CIO de tomar decisões táticas para construir uma plataforma de negócios digital estratégica e integrada. Três tecnologias de efeitos de rede para focar em 2018: a Internet das coisas (IoT), interfaces de programação de aplicativos (APIs) e Inteligência Artificial (IA).
Industrializar significa criar uma plataforma digital integrada e coordenada que permita adicionar ou interromper dinamicamente os jogadores ou mudar a relação entre eles. A plataforma digital industrializada desencadeia a destreza digital de sua força de trabalho e desbloqueia o potencial da tecnologia de efeito de rede.
As organizações precisarão definir suas ambições digitais ao determinar o tipo de organização que querem ser. Sem a ambição do negócio digital, as organizações apenas possuem uma coleção de projetos. As organizações brasileiras não devem esperar mais. “Para 2018, elas devem definir duas prioridades: sobreviver e prosperar no difícil ambiente de hoje e, ao mesmo tempo, dar passos decisivos em seus caminhos de transformação digital”, afirma Dreyfuss.