Hoje, na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, uma aliança formada por representantes do setor acadêmico e da indústria anunciou o lançamento do primeiro Selo Suíço de Eficiência de Data Center, que tem o objetivo inicial de descarbonizar data centers na Suíça e reduzir significativamente seu consumo total de energia.
A aliança, criada pela industry association digitalswitzerland e pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), fundou a Associação Suíça de Eficiência de Data Center (Swiss Datacenter Efficiency Association – SDEA), que será a responsável pelo processo de avaliação e concessão do selo. Outros membros fundadores da aliança são a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), a Green IT Switzerland, HPE, a Lucerne University of Applied Sciences and Arts (HSLU), a Swiss Data Center Association (Vigiswiss) e a Swiss Telecommunications Association (ASUT). A iniciativa é apoiada pelo Swiss Federal Office of Energy por meio do programa SwissEnergy.
Dez usuários piloto, incluindo algumas das marcas mais renomadas do mundo, implementaram tecnologias e procedimentos com eficiência energética para garantir a conformidade com os critérios do Selo Suíço de Eficiência de Data Center, o que gerou economia de energia de até 70%, com cinco desses usuários piloto empregando 100% de fontes de energia neutras em carbono. O objetivo é impulsionar a adoção em toda a Suíça, mas o selo também será apresentado à Comissão Europeia e às Nações Unidas em um esforço conjunto para alavancar o modelo suíço para todo o mundo.
“As fontes de energia neutras em carbono e as tecnologias digitais já são uma realidade, mas somente através de metodologias apropriadas, e contando com o compromisso da indústria e com a aplicação de políticas e regulamentações, que uma ampla adoção pode ser impulsionada“, disse Benoit Revaz, do Swiss Federal Office of Energy.
Atualmente, os data centers em todo o mundo representam 1% do consumo global de eletricidade, mas esse número é muito maior em países que são conhecidos globalmente como “bons anfitriões” para hospedagem de dados. É o caso da Suíça, onde o uso de energia dos data centers foi estimado em 2,8% do consumo total de eletricidade do país em 2015. Considerando o crescimento exponencial de volumes e tráfego de dados previsto para os próximos anos, são necessárias metodologias para medir e gerenciar a eficiência do data center de forma a reduzir significativamente as emissões de carbono e o consumo de energia.
O Selo Suíço de Eficiência de Data Center é concedido pela excelência em eficiência energética e sustentabilidade ambiental das infraestruturas de data center e suas infraestruturas de TI. Isso inclui três componentes principais. Os critérios de reconhecimento da infraestrutura do data center se aplicam a todo o fluxo de energia, da entrada à saída, incluindo recursos de reciclagem da energia de saída (como o uso de descarga térmica para aquecer outros edifícios).
Os critérios de reconhecimento da infraestrutura de TI se aplicam à tecnologia com eficiência energética e ao uso efetivo da TI. Dependendo da conformidade com os critérios de eficiência, os data centers podem receber o Selo nas categorias ouro, prata ou bronze. No caso de conformidade com os critérios de sustentabilidade ambiental, que se aplicam à pegada de carbono, um selo “a mais” é adicionado ao nível concedido.
A SDEA atualizará continuamente os critérios do Selo Suíço de Eficiência de Data Center para refletir o alto ritmo de mudança e inovação no setor de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Segundo o Gartner, cerca de 10% dos dados gerados pelas empresas foram criados e processados fora de um data center ou nuvem centralizada tradicional em 2018. Até 2025, o Gartner prevê que esse número chegará a 75%4. Portanto, daqui para frente, o Selo Suíço de Eficiência de Data Center também considerará as infraestruturas de TIC na borda para continuar a fornecer uma avaliação e controle holísticos da energia e da pegada de carbono das infraestruturas digitais das sociedades em todo o mundo.