Edit Content

Menu

shutterstock_290122892_TZIDO-SUN

Selfcheckout reduz em 30% filas nos supermercados

Selfcheckout reduz em 30% filas nos supermercados

Brasileira Consinco implementou 80 equipamentos de selfcheckout em varejistas dos estados da Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Consinco, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão (ERPs) para o atacado e varejo alimentar, aposta nos terminais do self-checkout como uma das principais tendências tecnológicas do setor que prometem mudar a experiência de compra dos consumidores, cada vez mais, exigentes em relação à praticidade, eficiência e qualidade no atendimento.

 

O self-checkout é um modelo de caixa inteligente de autoatendimento, que permite ao cliente realizar, sozinho, todas as etapas da compra numa loja, desde pesar os produtos e registrar os códigos de barras no leitor até efetuar o pagamento. Além de maior comodidade aos clientes, o equipamento permite aos lojistas reduzir, em até 30%, o tempo de espera nas filas dos supermercados.

Com sistemas intuitivos e personalizáveis, os terminais foram projetados com recursos de áudio e vídeo para orientar os consumidores. Basta passar os produtos no leitor de código de barras para registrar a compra. Toda a operação é realizada por meio de monitores touch screen.

 

As máquinas são equipadas com sistema antifraude, composto por câmeras e balanças, para garantir ao lojista a segurança de verificar se o cliente registra todos os itens de compra. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil pela Laurenti, líder da América Latina em solução de caixas automáticos (ATM, a sigla em inglês para Automatic Teller Machine), e utiliza periféricos 100% nacionais.

Mercados em operação

A empresa já atingiu a marca de 80 terminais de autoatendimento em operação no Brasil, em aproximadamente 30 cidades brasileiras, abrangendo os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Distrito Federal. Outros 50 terminais já foram adquiridos pelos clientes, devendo ser instalados até o final do semestre.

 

“O crescimento da demanda por self-checkouts evidencia a tendência do varejo alimentar em investir cada vez mais em comodidade e facilidade para os clientes”, diz o executivo Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco.

A implementação mais recente dos “caixas inteligentes” da Consinco ocorreu na loja central do RedeCompras Supermercados, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, a primeira rede do Nordeste a investir na nova tecnologia. Quatro equipamentos foram instalados na unidade. A Consinco também foi pioneira em Santa Catarina, com a implementação dos primeiros self-checkouts do Estado nas unidades da Imperatriz Gourmet, em Florianópolis.

Antes de chegar nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, a Consinco já havia conquistado mercado no interior de São Paulo, com os primeiros terminais instalados, no final de 2015, em lojas da rede Savegnago, um dos maiores grupos supermercadistas do Brasil. A empresa equipou suas lojas em Ribeirão Preto, São Carlos e Barretos. A tecnologia também chegou às cidades de Piracicaba, em uma das lojas da rede Delta, e Rio de Janeiro, no Empório Farinha Pura, em Botafogo.