As tecnologias digitais já não são mais apenas serviços de suporte para os negócios. Elas se tornaram ferramentas fundamentais de inovação, crescimento, competitividade e aumento de receita. Os CEOs (Chief Executive Officers) representam um papel cada vez mais importante e têm uma responsabilidade inegável de liderar pessoalmente a transformação para os negócios digitais, apoiando outros líderes de sua organização.
Para que isso aconteça, algumas mudanças devem ser adotadas de forma estratégica e com foco em resultados. Uma delas é definir uma agenda visionária de necessidades que ainda não foram alcançadas. Apesar das rápidas transformações nas indústrias, ainda vemos que muitas empresas tradicionais indicam que ainda não têm a intenção de se reinventarem digitalmente. Cabe aos CEOs começarem a mudar o nível de ambição de suas companhias focando em fatores que nenhuma outra organização jamais conseguiu oferecer aos seus clientes. É fundamental que os CEOs tenham a capacidade de enxergar essas oportunidades e alavancá-las em prol da evolução digital dos seus negócios. Trata-se da perpetuação de suas organizações.
Os CEOs precisam definir se suas organizações adotarão estratégias competitivas ou se criarão parcerias com seus concorrentes. Até as indústrias que não são diretamente impactadas pelos gigantes da nova era digital enfrentarão os desafios de lidar com um novo perfil de clientes influenciados pelas experiências oferecidas por essas companhias. Esse cenário apresenta diversos riscos, como tentar construir uma plataforma tecnológica com o intuito de se adaptar, mas não obter sucesso ou até mesmo se tornar dependente de serviços de tecnologia em Nuvem oferecidos por grandes empresas que podem, posteriormente, ser competidoras no seu mercado.
Como o “líder dos líderes”, o CEO deve encontrar formas de patrocinar e cultivar visões da nova era digital entre seus executivos e equipes. Desafiá-los a repensar planos e propostas mais inovadoras é uma forma de integrar o time, engajando-os através de um processo de mudança mais participativo. Delegar tarefas também é um passo importante para os CEOs a fim de conseguirem acelerar essa transição de forma mais estratégica.
Enquanto os negócios digitais transformam as indústrias, mercados, produtos, serviços e modelos de negócios, as organizações precisam se mobilizar e encontrar recursos internos para entrarem no jogo, como capital financeiro, gerenciamento de tempo, profissionais especializados e outros fatores. Para isso, é preciso identificar as unidades, modelos e canais de negócios que não estão entregando os melhores resultados, priorizar os cortes e efetivar essas mudanças.
É essencial que o CEO passe um longo tempo em contato com novas ideias da era de negócios digitais. Uma forma de fazer isso é a convivência com as novas gerações, como os Millennials, que não conhecem a vida sem tecnologia. Pode ser um familiar, um funcionário ou um colega. O importante é não só ouvir o que eles têm a dizer, mas observar seus hábitos e comportamentos.
Com isso, será possível perceber que existem diversas opções de tecnologia que podem ser aplicadas tanto no ambiente corporativo como no seu dia a dia. Passar a utilizá-las em sua rotina diária é uma boa forma de moldar o pensamento voltando-o para a nova era digital.
Como líder de um negócio, o CEO algumas vezes deve se comprometer a trilhar caminhos que precisam ser testados. As organizações precisam ser lideradas com audácia e visão de futuro, principalmente as indústrias que estão passando por grandes transformações digitais. Crie uma visão arrojada para a sua empresa, tenha um discurso motivacional simples e direto, repita-o sempre que possível, para o máximo de pessoas possível. Seja o líder da transformação dos negócios digitais que todos querem seguir!
* Cesar Velloso é Country Manager do Gartner para o Brasil