Com o objetivo de atuar dentro de conceitos de sustentabilidade ambiental e do bem-estar de seus 1.500 funcionários, a Sanofi, multinacional da indústria farmacêutica, investe na integração de tecnologias de conexão e comunicação em sua nova sede brasileira, situada na cidade de São Paulo. Para dar suporte ao projeto, a Sanofi contou com a Nap IT, empresa brasileira especializada em consultoria de soluções em TI, que teve como desafio atuar com a configuração do projeto dentro dos padrões globais.
O projeto integrado no novo edifício, no qual a Sanofi ocupa nove andares, teve como meta a transformação digital na rotina de trabalho, tornando os processos mais dinâmicos e eficientes. Além disso, deveria oferecer ambientes mais colaborativos e tecnologias inovadoras para o uso racional da água e a redução do consumo de energia, consolidando suas ações sustentáveis.
De acordo com Márcio Magalhães, diretor de Serviços de Infraestrutura para América Latina na Sanofi, o foco era migrar todos os usuários para um ambiente de rede totalmente novo, com computadores, tablets e smartphones corporativos conectados por conexões sem fio, garantindo mobilidade e alta conectividade para todos os funcionários, com velocidade e segurança. “A modernização da estrutura de rede é um dos fatores que contribui para as sinergias do projeto. A estimativa é que o novo escritório da Sanofi traga uma economia de € 21,8 milhões em 10 anos, considerando a contribuição das diversas áreas envolvidas.”, enfatiza.
Assessment e Quality Assurance
A equipe interna de TI da Sanofi teve a consultoria da Nap IT para os ajustes das integrações e das diretrizes de funcionamento de soluções para networking, Wi-Fi, links de comunicação e segurança.
Luis Lhullier, Chief Technology Officer da Nap IT, explica que o projeto contou com o planejamento de uma infraestrutura de rede sem fio e via cabo totalmente nova. “Antes, os colaboradores ficavam espalhados em diversos edifícios e contavam com 80% do espaço da área produtiva coberta pelo Wi-Fi. No novo projeto, implementamos cobertura em 100% da área, com uma rede confiável, rápida e de qualidade para suportar as decisões de negócios.”
A Nap IT utilizou ferramentas como o Assessment para analisar o ambiente de rede, e o Quality Assurance, para certificar que todos os equipamentos, integrações e configurações estivessem alinhados à planta e ao projeto. No total, 114 salas de reuniões e 165 espaços para reuniões informais foram integrados com tecnologias para videoconferência. A nova sede também contou com a instalação de 863 suportes móveis para monitores e mais de 1.500 estações livres de trabalho nas quais os funcionários podem se conectar e trabalhar sem necessariamente ter uma estação fixa de trabalho.
Recomendações globais alinhadas à nova sede
Para entregar os melhores resultados ao projeto, a Nap IT atuou na integração adequada às recomendações globais e aos requerimentos locais, corrigindo falhas de cobertura de sinal e implementando otimização de regras de qualidade de serviço para recursos críticos, como ligações telefônicas, videoconferências, acesso remoto a dados corporativos e priorização de aplicações utilizadas pelos colaboradores.
Esses esforços foram fundamentais para que ocorresse uma migração tranquila de todos os colaboradores simultaneamente em uma única data para o novo escritório, sem problemas de insuficiência de recursos e prejuízo à performance de rede para os usuários. “O sucesso do projeto contou com a experiência da Nap IT, que manteve especialistas locais e remotos sempre disponíveis para suportar as demandas e desafios da nova solução, com agilidade e pontualidade”, enfatiza Márcio Magalhães.