Diminuir o ciclo de venda, abrir novas oportunidades de negócio e transformar a experiência de compra são algumas das principais vantagens trazidas pelo novo CRM Rodobens, que foi desenvolvido e está sendo implantado pela empresa, em parceria com a CiaTécnica, em todas as suas concessionárias do varejo automotivo.
Tornando realidade a visão do cliente único, o CRM permite à Rodobens aprimorar a venda de veículos e melhorar a experiência de compra em suas revendas. Além disso, a empresa passa a oferecer, de maneira mais organizada e assertiva, seu portfólio de produtos agregados, como as soluções financeiras de seguro, financiamento e consórcio que compõem o seu mix. As campanhas foram integradas, o que pode aumentar as chances de negócios.
O diretor de Operações da Rodobens, Anderson Silva, explica que a atuação no varejo automotivo e em serviços financeiros traz inúmeras oportunidades de up-selling e cross-selling considerando a própria carteira de clientes da empresa. Para o executivo, só com um CRM adequado às especificidades e dinâmica do negócio seria possível aproveitar todas as oportunidades e realmente ter melhores resultados em vendas e fidelização de clientes.
“O CRM pode ser considerado um dos projetos mais importantes da Rodobens nos últimos anos, já que permite colocarmos em prática uma das bases da estratégia do nosso negócio, que é a geração de resultados por meio das sinergias. Temos produtos complementares que só podem ser oferecidos ao cliente com assertividade se uma ferramenta oferecer as informações no momento certo da interação da equipe de vendas com o consumidor”, afirma.
E esta premissa já está se tornando realidade com o início das implantações nas revendas da Rodobens de todo o país. A empresa já sente, na prática, os efeitos positivos com o novo CRM.
Envolvido diretamente na gestão do projeto, o superintendente de TI da Rodobens, Marcos Adam, confirma o desenvolvimento e a implantação bem-sucedida do projeto, e explica que o projeto precisou passar por transformações, tanto na forma de entrega do desenvolvimento e adaptação às especificidades.
A principal entrega realizada até o momento é a ferramenta de vendas nas concessionárias, o Única, que substitui três diferentes sistemas das revendas Rodobens e permite acesso a dados integrados do cliente da empresa. Desta forma, um vendedor de automóvel de uma concessionária, além de ter mais agilidade na venda, ainda tem acesso a informações que aumentam suas chances de vender também uma ou mais soluções financeiras. Ao acessar o perfil do cliente, ele já sabe se está disponível o crédito pré-aprovado para o financiamento do automóvel, por exemplo, o que torna a venda dos produtos complementares mais assertivas e facilita a venda do produto principal, no caso, o veículo.
O CEO da CiaTécnica, João Gubolin, explica que a solução foi desenvolvida dentro do conceito omnichannel e proporciona integração entre as unidades comerciais da Rodobens. “Com foco em melhorar o processo de venda e o relacionamento com o cliente, o CRM da Rodobens já permite que o consumidor seja atendido da mesma maneira em todos os canais da empresa, tornando a atuação da equipe de vendas no PDV mais ágil e assertiva, explorando todas as oportunidades de sinergia no momento certo. A visão do cliente único em todo seu ciclo de vida vai permitir, ainda, a adoção de um modelo integrado de relacionamento com a carteira”, explica Gubolin.