A Riachuelo espera melhorar ainda mais seu desempenho em 2018 e planeja inaugurar cerca de 12 novas lojas este ano. Como parte dessa estratégia, também está aperfeiçoar a experiência dos clientes nas 305 unidades distribuídas em todo o Brasil.
Para seguir esse ritmo de expansão, mantendo a qualidade dos produtos e serviços, ao mesmo tempo em que reduz custos, a empresa decidiu apostar em um projeto desenvolvido pela Dimension Data, que envolve a implantação e o gerenciamento da solução Cisco Meraki.
Parte do portfólio da fabricante Cisco a Meraki possui soluções completas de Wireless, Switching, SD-Wan, Firewall, câmeras de vídeio vigilância, entre outros. Todos esses dispositivos são gerenciados por uma plataforma totalmente baseada na nuvem, oferecendo assim maior visibilidade e controle da gestão da rede, o que agiliza inaugurações de lojas e facilita qualquer manutenção ou configuração, eliminando custos operacionais.
Segundo Marcos Sato, gerente de Infraestrutura da Riachuelo, o modelo flexível de aquisição da tecnologia Cisco Meraki como serviço oferecido pela Dimension Data neste projeto foi um dos motivos que levaram à escolha da solução.
“Ao adquirir o produto como serviço, eliminamos a necessidade de nos preocuparmos com cada uma das licenças de maneira individual, uma vez que elas foram inclusas no pacote. Além disso, o custo mensal pago às operadoras, para a prestação dos serviços referentes aos links ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) compatíveis com o Cisco Meraki também é menor se comparado à tecnologia legada com links MPLS (Multi-Protocol Label Switching) utilizados anteriormente”, diz ele ressaltando que “os gastos foram reduzidos em 25 %”.
Recursos robustos
Sato comenta outras vantagens trazidas pelo Meraki. “A solução permite utilizar ambos os links contratados simultaneamente, o que possibilita, em caso de indisponibilidade, que o tráfego seja todo redirecionado para um único link, sem impacto em nosso ambiente. Ela também apresenta tecnologia de ponta que engloba uma série de recursos robustos e completos, inclusive em segurança, como a gestão do controle de acesso ao Wi-Fi e bloqueio de sites, que estamos implantando no momento”.
Outro benefício conquistado foi a otimização do uso de banda de Internet. “É possível fazer uma análise sobre o que priorizar no tráfego da rede, evitando congestionamentos desnecessários. A capacidade da banda também aumentou, possibilitando a implantação de tecnologias essenciais para a adoção da transformação digital, como Office 365, e ferramentas de colaboração e de aumento da produtividade, o que, sem dúvida, representará um diferencial competitivo para nos destacar no mercado”.
Aplicações internas também foram impactadas pelo aumento da capacidade de banda, tais como a Universidade da Moda, que oferece virtualmente aos colaboradores da varejista diversos vídeos de treinamentos. “Antes, esses vídeos dividiam espaço na banda com as operações de cartão, o que causava lentidão e restringia o acesso à Universidade somente em horários de menor fluxo. Com a substituição dos links antigos para o Cisco Meraki, a performance aumentou e os treinamentos podem ser feitos com maior flexibilidade de horários, sem sobrecarregar a rede”, explica.
De olho no futuro
O executivo da Riachuelo afirma que o trabalho desenvolvido pela Dimension Data tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “Além de implantar a solução, ela realiza o monitoramento da solução Cisco Meraki e gerencia, 24/7, a disponibilidade e a performance dos links. Dessa forma, pudemos liberar funcionários que eram dedicados a essas tarefas operacionais para atividades de inteligência, mais relacionadas ao core business da empresa”.
A garantia de escalabilidade oferecida pela estrutura global e local da Dimension Data é citada pelo gerente como um ponto forte. “Nossos planos de expansão são agressivos, e saber que podemos contar com um parceiro pronto para atender às nossas necessidades futuras é primordial”, diz ele, destacando a equipe da integradora: “Os profissionais têm alto conhecimento técnico e estão sempre prontos para dialogar e entender as demandas específicas do nosso negócio”.
Para o futuro, Sato espera ampliar a parceria. “Temos diversos projetos nos quais a Dimension Data será envolvida, entre eles estão iniciativas para aperfeiçoar o atendimento aos clientes e melhorar ainda mais sua experiência de compra em toda a rede das Lojas Riachuelo”, conclui.