A Zona Norte de São Paulo inspira paixões, os moradores que nascem e crescem ali, não querem mais sair. O orgulho de pertencer é tanto que existe até uma forma carinhosa de se referir a quem ama a região, são os ZN Lovers. E esse amor está impulsionando um movimento de revitalização e resgate da cultura local. A profissional de marketing Juliana Geraldes é uma típica moradora da ZN, passou a infância toda na Freguesia do Ó, um dos bairros mais antigos da cidade, e mesmo após formar uma família com o administrador e chef Thiago Geraldes, seguiu morando por lá.
O casal tem vocação para empreender e já foram donos de dois empreendimentos de sucesso, um buffet e um restaurante vendidos após serem reestruturados por eles. Com esse olhar mais aguçado para os negócios, eles perceberam que o comércio local é carente de estabelecimentos voltados para a família e que quem vive ali prefere cruzar a ponte para comer em restaurantes na Pompéia, Perdizes e Lapa, por exemplo. Foi então que pensaram, por que não abrir um negócio pertinho de casa e ajudar a resgatar a relação dos moradores com o bairro?
Em dezembro de 2017, inauguraram, no coração da Freguesia do Ó, o BBC Brew Burger & Crepe, um restaurante no estilo fast food, com comida de qualidade e um conceito prático, mas inédito para a região, o auto-serviço. Além disso, disponibilizam o espaço para exposições de artistas locais, como uma forma de fomentar o lado cultural. O foco do BBC são hambúrgueres artesanais, crepe estilo francês e saladas. Todo o projeto de design, criado pelos donos, privilegia a sustentabilidade, com mesas de pallets para serem compartilhadas, luminárias feitas de torneiras usadas, lixo 100% reciclado e baixo consumo de água – um ambiente moderno e acolhedor ao mesmo tempo.
Como Juliana e Thiago já tinham conhecimento em administração de negócios, sabiam que para oferecer uma experiência diferente tinham que inovar no atendimento, no cardápio e na gestão do estabelecimento. E a inovação passa pela adoção de uma tecnologia simples. Antes de abrir, eles pesquisaram bastante e optaram por usar o Bemacash, pacote integrado de software e hardware da TOTVS, uma empresa que também nasceu e mantém a sua sede na Zona Norte de São Paulo. Começar a operar com uma solução de ponta e pensada para a sua realidade, aliado aos processos bem estruturados da cozinha, possibilita ao BBC entregar um pedido em até 10 minutos.
No Bemacash, eles organizam toda dinâmica do atendimento. O cliente pede no balcão, uma comanda impressa é enviada para quem está preparando a pedido e quando está pronto é só chamá-lo para retirar. Parece simples, não é? Mas qualquer falha na hora de registrar esse pedido pode comprometer todo o processo. É praticamente impossível evitar esses erros anotando a mão. Com a solução, eles conseguem especificar se o cliente quer cebola ou não e até mesmo se prefere que o sanduiche seja cortado ao meio, tudo isso com pouco cliques e com a garantia de que não haverá falhas de entendimento por causa da grafia.
São apenas quatro meses de uso, mas com ganhos significativos. Os relatórios de vendas mostraram, por exemplo, que o chopp não tinha muita saída e a bebida foi substituída por cervejas especiais, uma mudança que incrementou as vendas do restaurante. Quem gosta de uma bebida geladinha, pode ficar tranquilo, ela não falta no BBC porque o sistema avisa quando o estoque chegou na quantidade mínima, alertando os empreendedores que é hora de comprar mais. As atividades burocráticas são automatizadas, no final do mês é só baixar o relatório para fazer a contabilidade e o sistema também já faz as obrigações fiscais, entre elas o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
Até os funcionários se beneficiam da solução, já que cada um deles, com um login e senha individual, faz o registro de entradas e saídas diretamente no sistema. Ter essa funcionalidade de ponto é uma garantia de que todas as horas, inclusive as extras, estão sendo computadas corretamente, ou seja, adeus fichas manuais! Outro diferencial é o recurso de delivery que faz o cadastro completo de quem pede pelo telefone. Com esse banco de dados, a Juliana, que cuida do marketing, sabe exatamente o perfil de consumo de cada cliente e já planeja algumas ações promocionais.
Como bons empreendedores, Juliana e Thiago têm um plano de negócio estruturado e sabem que a tecnologia permite aumentar o potencial de atendimento em até 50%, sem precisar investir mais em equipamentos e mão de obra. Hoje, eles vendem cerca de 600 sanduiches por semana, mas a meta é chegar a 1 mil. O dinamismo do atendimento também exige mobilidade e o BBC está adotando a versão mobile do Bemacash, para agilizar o atendimento em dias de muito movimento – com o celular, o atendente consegue registrar os pedidos na fila do caixa.
“Como moramos na Freguesia do Ó, sentíamos falta de ter um ambiente para família. Criamos o BBC para ser um ponto de encontro de todas as gerações e resgatar a relação dos moradores com o próprio bairro. Escolhemos um conceito de atendimento diferente por aqui, em que tudo é preparado na frente do cliente e ele mesmo pega a bandeja no balcão, então agilidade é essencial, não pode ficar perdido. O Bemacash é muito rápido e intuitivo e nos auxilia na gestão completa do nosso restaurante”, afirma a sócia do BBC Brew Burger & Crepe.
“Automatizar os pedidos é um ganho de agilidade enorme para quem trabalha com auto-serviço. O objetivo do Bemacash é justamente esse, oferecer para os pequenos estabelecimentos, como o BBC, uma tecnologia simples para a agilizar o atendimento e fazer a gestão. Com esse apoio tecnológico, os empreendedores têm mais tempo livre para se dedicar ao crescimento do negócio”, finaliza Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.