Renault Group e Qualcomm buscam estender sua parceira à nova empresa da Renault, a Ampere, para co-desenvolver uma arquitetura de plataforma centralizada para veículos elétricos definidos por software alimentados pelo chassi digital Snapdragon
O Renault Group e a Qualcomm Technologies, Inc. anunciaram que as empresas pretendem levar sua colaboração tecnológica um passo adiante com planos de fornecer uma arquitetura de computação centralizada para a próxima geração de veículos definidos por software da Renault.
Conhecidas como “Software-Defined Vehicle (SDV) Platforms”, as plataformas automotivas de alto desempenho serão baseadas na solução Snapdragon Digital Chassis™ da Qualcomm Technologies, Inc. e suportarão cockpit digital, conectividade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
As empresas também anunciaram que a Qualcomm Technologies, ou uma de suas afiliadas, também investirá na empresa dedicada de eletricidade e software do Grupo Renault, conhecida como Ampere.
“Do celular ao carro com tecnologia avançada e revolucionária, o Software Defined Vehicle é o futuro da indústria automotiva: trata-se de atender às expectativas em termos de funcionalidade e serviços, controlando a complexidade e os custos. O Grupo Renault está fortalecendo sua colaboração estratégica com a Qualcomm Technologies, um importante player de tecnologia móvel e automotiva, para trazer a primeira plataforma de veículos definidos por software aberta e horizontal para o mercado automotivo”, informaram as empresas em nota.
“A combinação da experiência do Grupo Renault em tecnologia automotiva e a liderança comprovada da Qualcomm Technologies em plataformas de semicondutores, software e sistemas de alto desempenho e baixa energia nos permitirá fornecer uma base de plataforma de veículo definida por software escalável, competitiva e inovadora para impulsionar o ecossistema de serviços e entregar valor aos nossos clientes”, concluem.