Maior rede de cafeteria do Brasil, o Rei do Mate, é uma empresa de franquias que conta com 320 lojas, entre as que estão operando e em processo de inauguração. A marca completa 40 anos em 2018, sendo 25 deles atuando como rede de franquias. A gigante alimentícia está presente em 85 municípios, divididos em 20 Estados e vem contando com o auxílio da Systax, empresa de inteligência fiscal, para parametrização e classificação fiscal de seus produtos.
A parceria já é antiga: em 2011 o Rei do Mate havia escolhido a Systax para realizar a revisão da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de seus produtos e gostou tanto do trabalho prestado, que agora, quando sentiu a necessidade de melhorar a informação tributária prestada aos franqueados e de atualização do seu cadastro fiscal, procurou a empresa novamente.
“Somos parceiros da Systax há mais de 5 anos”, comenta João Batista Junior, Diretor de Expansão e Franquias do Rei do Mate. “A complexidade tributária que temos hoje no Brasil é muito grande e existe a necessidade de termos alguém especializado para nos ajudar, nos passando informação de qualidade para as melhores decisões estratégicas”, pontua o executivo.
Dessa vez, a empresa contratou, além de classificação fiscal, a parametrização, que avalia todo quadro tributário da empresa. Esse é um projeto que atende a duas vertentes: o Rei do Mate franqueadora, e as lojas franqueadas, onde teremos uma forma de passar a informação diferenciada. O objetivo do projeto foi entender de fato tudo isso e conseguir operacionalizar.
Como a implementação iria afetar as lojas franqueadas, antes da execução da solução, a Systax realizou a apresentação do projeto em duas convenções que reuniu os principais franqueados, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, na qual todas as lojas ficaram alinhadas e puderam sanar suas dúvidas.
A aplicação das soluções foi concluída em outubro deste ano e já está mostrando benefícios, como o ganho operacional da equipe interna do Rei do Mate, além da garantia de compliance das informações fiscais. “Fizemos questão de manter a conosco, essa é uma parceria antiga que preservamos e recomendamos”, finaliza Junior.