A Rede Mater Dei de Saúde reduziu em 60% o tempo de permanência dos pacientes nas unidades de pronto-socorro ao adotar uma solução de Inteligência Artificial desenvolvida em parceria com a A3Data.
Batizada de ‘Fila Virtual’, a solução, que utiliza tecnologias da Amazon Web Services (AWS), gerencia de forma dinâmica e personalizada o fluxo de atendimento. A tecnologia permite que os pacientes com sintomas leves façam a retirada de senha remotamente por meio do portal de pacientes da Rede Mater Dei, recebendo uma previsão do tempo de espera para se dirigirem ao hospital somente quando estiverem mais próximos do atendimento.
Além disso, o sistema atualiza em tempo real a espera de forma dinâmica, garantindo mais previsibilidade e eficiência. Como a solução funciona 24 horas por dia, os pacientes da fila virtual têm a comodidade de chegar no hospital e ir diretamente para o check-in via totem, diminuindo etapas burocráticas por já terem feito o cadastro inicial e a retirada de senha online.
“Com a combinação de tecnologias da AWS, o sistema representa um avanço significativo na gestão de emergências hospitalares, trazendo mais eficiência para as equipes assistenciais e médicas, e reduzindo a ansiedade dos pacientes que aguardam atendimento”, destaca o CEO da A3Data, Rodrigo Pereira. Atualmente, pacientes da rede hospitalar do Mater Dei do Hub Belo Horizonte já fazem uso da solução. A próxima unidade da rede a lançar a fila virtual será o Hospital Mater Dei Salvador.
Desenvolvimento do projeto
O projeto pela A3Data em parceria com a Rede Mater Dei contou com tecnologias da AWS, que facilitam a escalabilidade da solução, permitindo que ela se adapte, garantindo alta disponibilidade mesmo diante de um alto volume de atendimentos. Além disso, a solução pode ser facilmente integrada a outros sistemas hospitalares já existentes.
Para prever com acurácia o tempo de espera dos pacientes, um modelo de Inteligência Artificial foi treinado para analisar dados operacionais e assistenciais do sistema hospitalar em tempo real, estimar a duração do atendimento no pronto-socorro e indicar o tempo de espera por especialidade.
O sistema aprende com novos dados operacionais, melhorando continuamente a precisão das previsões. Todos os dados necessários para o funcionamento do sistema, como informações sobre pacientes e tempos de espera, são armazenados e protegidos com as melhores práticas de segurança da AWS num banco de dados gerenciado, que garante rapidez e confiabilidade no acesso às informações, e que também acelera a recuperação de dados frequentemente acessados, melhorando a performance da solução.
No futuro, a Rede Mater Dei tem a intenção de expandir ainda mais a implementação de soluções baseadas em IA em seus pronto-socorros, fundamentando-se em um mapeamento abrangente construído em parceria com a A3Data. Esse mapeamento visa transformar essas unidades por meio do uso avançado de tecnologias de dados e da inteligência artificial, permitindo, assim, oferecer uma jornada cada vez mais ágil e confortável para os pacientes, além de garantir desfechos clínicos cada vez melhores.


