Dobrar sua participação no mercado brasileiro de produtos de limpeza, atualmente estimada em 13%, nos próximos anos: essa foi a meta estabelecida pela Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê, que tem expandido rapidamente sua presença nos lares brasileiros. Para identificar o melhor caminho para atingir esse objetivo, a empresa investiu em tecnologia. Ao migrar seus sistemas de gestão SAP HANA para a plataforma IBM Power Systems, em um projeto da consultoria de tecnologia Net Place, com apoio da Ingram Micro Brasil, a Química Amparo conseguiu agilizar em mais de 30% seu time-to-insight – tempo de elaboração e análise de dados para aplicação nos negócios –, além de reduzir o custo de propriedade e o tempo gasto na administração de servidores.
Com o crescimento da companhia nos últimos anos, e o consequente aumento do volume de dados, as aplicações SAP Business Suite usadas pela Química Amparo para monitorar a performance de suas diversas linhas de negócios – que rodavam em múltiplos servidores x86 -, começaram a ficar mais lentas e atrasar relatórios analíticos. Para afastar a possibilidade de perda de competitividade, a empresa decidiu procurar um modo para incrementar sua capacidade de obter insights em menor tempo. Inicialmente, a empresa considerou a possibilidade de simplesmente fazer um upgrade dos servidores x86, mas logo percebeu que isso seria uma solução temporária e o problema poderia se repetir em longo prazo.
Reforço nos servidores
“Para ter acesso rapidamente a relatórios com volumes de dados em constante crescimento, nós precisávamos reforçar a capacidade dos nossos servidores. Antes tínhamos uma instalação de SAP HANA escalável baseada em servidores Intel x86, que envolvia manutenção e gerenciamento complexos e que consumiam muito tempo. Poderíamos continuar com esse modelo, comprando mais equipamentos e instalando novos racks em nosso datacenter para acomodá-los. Mas decidimos expandir nossa capacidade com apenas dois servidores IBM Power System E880, os quais foram virtualizados usando o software IBM PowerVM e rodando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications”, conta Leandro Taveira da Silva, Gerente de TI da Química Amparo.
Como a empresa já tinha aplicações SAP HANA rodando em dois IBM PowerSystem E870, com esta solução a empresa consolidou toda sua instalação SAP na plataforma IBM Power. “Com o IBM Power podemos ativar processadores adicionais quando houver necessidade, pagando somente pela capacidade que precisamos. Além disso, temos menos máquinas físicas, e nossas contas de energia são mais baixas, e a manutenção e os serviços são incluídos no contrato. Descobrimos que, em cinco anos, os servidores Power têm um custo total de propriedade muito menor comparado à arquitetura x86”, explica Silva.
Implementação
A consultoria Net Place, Premier Business Partner da IBM, é uma parceira de confiança da Química Amparo e segundo o gerente de TI desempenhou um papel fundamental na implementação dos servidores, preparando as máquinas, realizando a migração, fazendo testes e simulações e finalmente trazendo-os ao ambiente de produção, sem nenhum imprevisto. A migração foi completada com apenas 48 horas de downtime, em um fim de semana, exatamente como planejado. “A Net Place tem uma equipe forte e um conhecimento sólido da tecnologia IBM, e é por isso que trabalhamos com eles desde 2012”, diz Silva.
A distribuidora Ingram Micro Brasil, por sua vez, participou do projeto ao lado da Net Place, disponibilizando o hardware e software nos prazos estabelecidos, garantindo o timing do projeto. As duas empresas são parceiras desde 2013. “A Ingram Micro Brasil oferece uma estrutura de vendas e produtos dedicada a soluções IBM que é fundamental para a implementação de projetos como o da migração para servidores Power System na Química Amparo”, afirma Rogério Fernandes, diretor e proprietário da Net Place.
No futuro, a Química Amparo pretende implantar o SAP Warehouse Management também em sua fábrica de sabão em pó, para aumentar a produtividade e acelerar as operações de distribuição, e está considerando o uso do sistema cognitivo IBM Watson para prever a demanda de vendas através de uma análise de dados de SAP, mídia social e relatórios de mercado. “As soluções IBM e SAP estão nos ajudando a encontrar e seguir as mais promissoras estradas para atingirmos a meta de dobrar nossa participação de mercado em poucos anos”, finaliza Silva.