Empresa conseguiu automatizar todos os processos críticos de gestão e os controles de produção. Além de atender contas maiores, como redes de supermercados, indústrias alimentícias e frigoríficos
Nos dois últimos anos, a Qualiflex, deu um passo importante em sua transformação digital, automatizando todos os processos de gestão e controle de produção, que inclui uma rede de manufatura terceirizada, com o ERP da CIGAM.
Segundo o diretor geral da Qualiflex, Renan Fuchs, o sistema de gestão utilizado desde 2019 favoreceu um processo de crescimento de 20% em 2019, 30% em 2020 e 50% em 2021. ”Faturamos R$ 2 milhões ao mês no ano passado e em 2022 nossa expectativa é alcançar uma receita mensal de R$ 3 milhões, resultado que se tornou possível graças à otimização dos processos internos”, ressalta o executivo.
O ERP CIGAM já é o terceiro sistema de gestão utilizado pela Qualiflex desde a sua fundação, mas até a implementação da atual plataforma ainda havia tarefas críticas realizadas manualmente e controladas por planilhas. No entanto, foi a necessidade de adequação ao Sped do Bloco K, um conjunto de regras contábeis aplicáveis à indústria, que levou os decisores a optarem por um novo fornecedor de tecnologia.
“Nossa antiga ferramenta não nos atendia mais com relação às atualizações necessárias, então decidimos buscar outro parceiro tecnológico que nos ajudasse a acelerar o processo de digitalização que a Qualiflex exigia para continuar crescendo e se mantendo competitiva no mercado”, relata Fuchs.
O contato com a CIGAM Prodaly aconteceu em 2019, com uma proposta que vinha ao encontro das demandas da Qualiflex e ainda agregava funcionalidades adicionais, como avaliações gerenciais, controle de estoque e uma ferramenta de BI para apoio à tomada de decisões, com relatórios inteligentes e parametrizados, que multiplicou a eficiência administrativa. A implementação aconteceu em alguns meses e em menos de um ano depois a Qualiflex já sentia os benefícios do sistema na operação.
Produtividade impulsiona crescimento
“Aumentamos nossa capacidade de produção respaldados pela atual plataforma de ERP e passamos a atender contas maiores, como redes de supermercados, indústrias alimentícias e frigoríficos, entre outros. Um desafio recente foi atender um grande conglomerado varejista com mais de 250 pontos de venda no Brasil, cada um com suas necessidades e peculiaridades. Com a plataforma atual conseguimos gerenciar o processo de ponta a ponta e garantimos a renovação do contrato”, comenta o diretor.
Operação em nuvem facilitou o home office na pandemia
Para o diretor da Qualiflex, a decisão de operar em nuvem foi assertiva, sobretudo na pandemia, onde foi implementado o home office das áreas administrativas. “Anteriormente trabalhávamos com database dedicado, mas a migração para o cloud aconteceu de maneira muito segura, permitindo a continuidade dos negócios com distanciamento social”, reforça.
O ERP é o core da operação e o agente da transformação digital
Fuchs não consegue mensurar isoladamente os ganhos com o sistema CIGAM, porque a plataforma de gestão é o core da empresa e suporta um movimento de expansão que só foi possível com a automação das operações, mas seguramente afirma que a ferramenta tem sido crucial para ter uma visão geral de previsibilidade da companhia.
“Com a transformação digital mudamos todos os nossos processos, do backoffice à manufatura e área gerencial, com impacto positivo na produtividade. O sistema CIGAM era o que faltava para consolidarmos a informatização da empresa a fim de suportar nossa expansão daqui para frente”, complementa.
Além dos ganhos na gestão, o diretor revela que a grande revolução aconteceu na área de produção, que ainda não era atendida pelo ERP anterior, e foi 100% informatizada e integrada aos sistemas comerciais, financeiros e de planejamento de compras e estoque. Outra área aprimorada com a implantação do ERP foi a comercial, especialmente na geração de propostas, uma vez que todos os dados necessários são acessíveis imediatamente e atualizados em tempo real.
Atualmente a Qualiflex consegue atender demandas possibilitadas pelo ERP, com total transparência da operação e disponibilidade de informações, agilizando entregas e multiplicando a capacidade de atendimento. “Do pedido à emissão de boletos e notas, tudo passa pelo ERP CIGAM, que entrega informações aos departamentos com presteza, garantindo o fluxo da operação com transparência, celeridade, sem erros humanos e reduzindo o retrabalho”, diz.