Edit Content

Menu

shutterstock_359089292_Sergey-Nivens

Qual é o cenário da IoT no Brasil?

Qual é o cenário da IoT no Brasil?

Estudo da Aruba HPE aponta que a internet das coisas tem um futuro brilhante no País, mas há barreiras à frente como visibilidade, segurança, inovação e rentabilidade

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Internet das Coisas (IoT) atingiu um ponto de inflexão na mente de executivos em todo o Brasil. Com exemplos no mundo real indicando o que ela pode realizar, a IoT apresenta fortes ganhos em uma variedade de mercados. A narrativa de hoje até o ano de 2019 é clara: a IoT segue rumo à adoção em massa até 2019, impulsionada por resultados nos negócios melhores do que o esperado.

 

Esta é a visão da maioria dos profissionais brasileiros de negócios e tecnologia da informação entrevistados para o estudo de IoT da Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise. Participantes de todo o Brasil responderam perguntas sobre uma série de temas, incluindo os diferentes usos da IoT, as oportunidades futuras e os desafios que enfrentam. O que foi descoberto é no mínimo surpreendente, muito revelador e com certeza extremamente emocionante: a IoT tem um futuro brilhante no Brasil, mas há barreiras à frente.

 

As expectativas relacionadas à IoT são altas, mas o estudo mostrou que aqueles que a implementaram corretamente superaram suas expectativas. Esses resultados significam que a IoT está indo além da propaganda, está começando a atingir seu potencial.

 

O Brasil é um dos cinco principais países do mundo para empresas que planejam adotar a IoT. Hoje, mais de metade (57%) das empresas já adotaram tecnologias de IoT, e até 2019 esse número deverá atingir 85%. Este relatório discute os usos e os benefícios da IoT, as aplicações que criam valor em empresas globais, as ameaças existentes e como mitigá-las.

 

Oportunidades de negócio

 

As aplicações da IoT no mundo real mostram uma promessa significativa, e esta descoberta se reflete em todo o estudo global. A pesquisa pediu às empresas que adotaram a IoT que explicassem os resultados obtidos desde a implementação. Foram recebidas respostas positivas de maneira consistente.

 

Em todo o Brasil, o retorno do investimento (ROI) em IoT foi em média de 37%. Isto é 9% maior do que a média global. Além disso, mais de um quarto dos entrevistados (27%) relataram ROI em IoT acima de 40%, e 20% deles relataram ROI acima de 60%.

 

Áreas em que a IoT está ajudando a transformar os negócios no Brasil: 95% disseram ter visto um aumento na eficiência dos negócios desde a adoção da tecnologia de IoT; 91% viram o departamento de TI da organização se tornar mais eficiente; 88% relataram melhor visibilidade dos processos em toda a organização; e  83% obtiveram redução de custos.

 

O caminho para garantir a adoção da IoT

 

É claro que, em todas as indústrias, as oportunidades da IoT são vastas. Contudo, acima disso tudo está a ameaça de ataques por meio dos sistemas de IoT. Mais de metade dos entrevistados (61%) sentem que os ataques externos são a maior ameaça aos seus sistemas de IoT e, de forma surpreendente, 86% já sofreram um ataque relacionado à IoT. As brechas mais comuns foram causadas por ataques de malware (51%) e spyware (36%).

 

A incapacidade de evitar violações de segurança poderia prejudicar significativamente as esperanças das empresas de implementar a tecnologia de IoT. É necessário começar um diálogo aberto, que envolva toda a empresa, se quiser gerenciar positivamente o impacto da IoT. O ponto de partida ideal é alinhar a IoT aos objetivos de negócios amplos e separar esses objetivos em quatro pilares: visibilidade, segurança, inovação e rentabilidade.

 

A IoT tem sido envolta em mistério e indefinição, mas está claramente preparada para ocupar um lugar central no Brasil. É tempo de definir o que a IoT significa para as organizações e desenvolver um plano que coloque a segurança em primeiro lugar, para garantir que a IoT cumpra com as promessas.