Edit Content

Menu

shutterstock_279380111_Digital-Genetics

Quais devem ser as principais habilidades do líder digital?

Quais devem ser as principais habilidades do líder digital?

Segundo Rafael Carrenho, diretor de TI da Leo Madeiras, desenvolver, qualificar e reter talentos são algumas das qualidades necessárias, além de conhecer cada vez mais o negócio; executivo debaterá o tema no Congresso TI & Varejo no dia 4 de setembro

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O capital humano tende a ser um dos principais desafios para quem atua no meio digital. Não é à toa que alguns institutos de pesquisa apontam que cerca de 80% dos varejistas devem investir em programas de capacitação para colaboradores na linha de frente nos próximos três anos. Segundo Rafael Carrenho, diretor de TI da Leo Madeiras, isso ocorre porque desenvolver, qualificar e reter talentos deve ser uma das principais habilidades do novo gestor de TI.

 

“Na minha visão, os dois principais skills são entender pessoas para desenvolver e reter os mesmos, além de conhecer cada vez mais do negócio”, opina Carrenho. Segundo o executivo, tais habilidades são essenciais para propor e aplicar diferenciais competitivos que ponham o “cliente no centro”.

 

Nesse contexto, o papel do líder é comunicar as mudanças pelo qual o setor passa. “O mundo muda a cada segundo e estamos em uma das maiores revoluções já vividas”, avalia. Consequentemente, o colaborador é uma peça-chave que precisa se adaptar e não resistir às mudanças.

 

Na visão de Carrenho, o Varejo já enxerga a TI como diferencial e estratégica. “Principalmente por estarmos num momento de customer experience onde precisamos entender o consumidor para oferecer o melhor a ele e também se diferenciar do competidor”, complementa. Segundo ele, a área é tão importante para o negócio que “as empresas de Varejo hoje são companhias de tecnologia que vendem produtos”.

 

Carrenho acredita que o Varejo sempre foi feito por ondas e agora estamos no momento da omnicanalidade. “Isso porque o cliente mudou assim como seu jeito de consumir. O cenário atual é mais uma mudança e um novo ciclo, que acredito que o Varejo irá se adaptar sem nenhum obstáculo, mas sim como um desafio importante”.

 

Rafael Carrenho é um dos painelistas confirmados para o Congresso TI & Varejo, que ocorrerá no próximo dia 04 de setembro em São Paulo. Ele estará ao lado de outros grandes gestores do setor debatendo o perfil do novo líder de TI as habilidades necessárias para atender o atual momento do Varejo.

 

As inscrições estão abertas e são gratuitas para os times de TI das empresas varejistas.

 

Confira mais informações e a programação completa no site do TI & Varejo clicando aqui.