A Pure Storage e a Cisco anunciaram o lançamento do FlashStack Cisco Validated Design (CVD), que passa a integrar a coleção de PODs de IA, um módulo essencial da Cisco Secure AI Factory com a NVIDIA. A colaboração reúne computação, armazenamento, redes e software em uma plataforma unificada de nível de produção para ajudar as empresas a evoluírem de projetos-piloto de IA para implementações em larga escala com maior confiança.
“Com muita frequência, as empresas se concentram em GPUs e poder computacional, mas sem dados confiáveis, o modelo nunca atinge todo o seu potencial”, diz Maciej Kranz, gerente geral da área de empresas da Pure Storage. “Nossa colaboração com a Cisco e a NVIDIA elimina essas barreiras relacionadas a dados, oferecendo aos clientes o desempenho, a simplicidade e a eficiência necessários para operacionalizar a IA.”
A IA empresarial já deixou de ser um experimento. As organizações passaram meses conduzindo projetos-piloto e provas de conceito, testando grandes modelos de linguagem (LLMs), assistentes baseados em Geração Aumentada por Recuperação (RAG) e aplicações de IA específicas para cada domínio. O desafio é que, na maioria dos casos, os modelos ficam prontos antes dos dados.
“Com este novo FlashStack CVD, não estamos apenas validando o hardware, mas também orquestrando todos os elementos da técnica RAG em uma infraestrutura pronta para IA, removendo a complexidade e reduzindo o risco para que os clientes possam se concentrar em transformar dados em insights capazes de gerar resultados estratégicos”, explica Jeremy Foster, vice-presidente sênior e gerente geral da Cisco Compute.
O sucesso da IA não se resume apenas ao treinamento de modelos. O sucesso depende de pipelines de dados confiáveis. Sem eles, até mesmo os modelos mais poderosos travam. Para muitas empresas, arquiteturas de dados fragmentadas, limitação de visibilidade e atritos operacionais fazem com que a transição da fase piloto para a produção se torne uma tarefa árdua.
O elo perdido na IA empresarial À medida que as empresas avançam além das provas de conceito e projetos-piloto, descobrem que o sucesso da IA depende não apenas do design do modelo, mas também da prontidão dos dados. Arquiteturas fragmentadas, baixa visibilidade e complexidade operacional podem comprometer até mesmo as iniciativas de IA mais avançadas antes que cheguem à produção.
A solução validada pela Cisco e pela Pure Storage aborda esses desafios, garantindo que dados estruturados e não estruturados estejam prontamente disponíveis para fluxos de trabalho de IA. Construída sobre a arquitetura Enterprise Data Cloud da Pure Storage, a solução oferece acesso a dados de alto desempenho, simultaneidade e eficiência energética por meio do FlashBlade//S, enquanto o Portworx da Pure Storage garante dados persistentes, portáteis e protegidos em
ambientes de IA baseados em Kubernetes. O resultado é que as equipes de IA podem se concentrar na inovação em vez de gastar tempo com o gerenciamento da infraestrutura.
Uma estratégia para IA em escala No centro dessa colaboração está um objetivo comum: simplificar o caminho da experimentação à implementação de IA escalonável e confiável. A fábrica de IA integra a solução de gerenciamento de dados em escala FlashBlade//S da Pure Storage, os servidores Cisco UCS C845a que oferecem computação acelerada por GPU com tecnologia NVIDIA RTX PRO 6000 e o NVIDIA AI Enterprise, um conjunto de software pronto para produção para construir e implementar IA em escala.
A solução validada pela Cisco e pela Pure Storage converte os dados brutos de entrada, como eletricidade e outros dados, em tokens – os tijolos para construir a IA generativa – que impulsionam a transformação dos negócios. As cargas de trabalho de IA exigem integração perfeita entre computação, armazenamento e redes. O FlashStack CVD oferece exatamente isso, incorporando a rede Cisco Nexus série 9000 para fornecer uma estrutura de baixa latência e com reconhecimento de congestionamento, essencial para IA de alto desempenho. Telemetria, roteamento adaptativo e balanceamento de carga por pacote garantem um fluxo de dados eficiente entre GPUs, armazenamento e computação.
Por meio do Cisco NX-OS e do Nexus Dashboard, as equipes de TI obtêm visibilidade e controle unificados, mantendo a segurança de nível empresarial e, ao mesmo tempo, atendendo às demandas exclusivas das cargas de trabalho nativas de IA.


