A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), integrante da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e reconhecida como a maior instituição católica do mundo pelo Vaticano, com mais de 100 mil alunos, migrou todo seu ambiente de TI, que inclui dados administrativos e acadêmicos, para o Data Center da SONDA Brasil. Neste novo ambiente, o Data Center passou a suportar 80 aplicações administrativas, diferentes sistemas acadêmicos e licenças de software que servem aos laboratórios das unidades da universidade, além de um ERP (Enterprise Resource Planning).
Maurício Nassau, o CIO (Chief Information Officer) da SMC e responsável pela Gerência de Tecnologia da Informação da instituição, explicou como aconteceu o processo da migração e instalação do novo sistema: “A implementação de toda a infraestrutura precisava ocorrer em um curto espaço de tempo para que o ambiente sistêmico, que inclui seu portal, assim como demais serviços, contasse com a estabilidade e a disponibilidade de acesso. Desde a migração, estamos num patamar de segurança, de governança e de continuidade de negócios muito mais elevado do que estávamos antes.”
Desafios da migração
A PUC Minas demandava uma solução hiperconvergente para migrar seus dois Data Centers que estavam no final do ciclo de vida, pois a instituição tem mais de 100 mil alunos em cursos presenciais e à distância. Como desafio, a PUC precisava de um local que hospedasse seu ambiente de dados atendendo tanto às demandas administrativas quanto acadêmicas, além de buscar por uma infraestrutura extremamente robusta, com todos os níveis de redundância necessários.
O projeto de migração envolveu vários especialistas de diferentes tecnologias num período de cinco meses e a mudança de ambiente foi realizada durante uma única madrugada, permitindo que os sistemas voltassem a operar plenamente no dia seguinte. “Este projeto reafirmou o compromisso da Sociedade Mineira de Cultura com a inovação e a excelência em seus serviços educacionais”, afirmou a diretora de Cloud e Data Center da SONDA Brasil, Maria Fernanda Bergamo, sobre a nova mudança da Universidade.