Edit Content

Menu

36

Provedores de cloud e data center se unem pela neutralidade climática

Provedores de cloud e data center se unem pela neutralidade climática

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Pacto marca a primeira vez em que o setor se une para consolidar seu compromisso de garantir que os data centers europeus sejam neutros em emissões de carbono até 2030


A Equinix anunciou que se juntará a provedores de infraestrutura de cloud e data center europeus, além de associações comerciais europeias, para formar a Iniciativa de Autorregulação e Pacto entre Operadores de Data Centers com Neutralidade Climática.


O setor busca desempenhar uma função de liderança na transição da Europa para uma economia de neutralidade climática, em apoio à Estratégia Europeia para Dados e ao Acordo Verde Europeu, que pretende tornar a Europa o primeiro continente com neutralidade climática do mundo até 2050.


O Pacto também estabelece uma Iniciativa de Autorregulação para o setor, que definirá metas para facilitar a transição para uma economia mais ecologicamente sustentável na Europa. A Equinix e outros signatários de operadores se comprometem com as metas mensuráveis e ambiciosas estipuladas para 2025 e 2030, como:


• Melhorar a eficiência do uso de energia;

• Comprar energia 100% livre de carbono;

• Conservação da água por meio da seleção de soluções de resfriamento eficientes e adequadas;

• Reciclagem de servidores, equipamentos elétricos e outros componentes elétricos relacionados;

• Reutilização do calor gerado em data centers, quando possível, de maneira ecologicamente sensata e econômica.


“As tecnologias digitais são uma parte essencial do objetivo da UE de se tornar o primeiro continente com neutralidade climática até 2050. Os provedores de infraestrutura em cloud e data center são um componente fundamental, pois, historicamente, fornecemos soluções em cloud para aumentar a eficiência de carbono em nosso setor, ao mesmo tempo em que apoiamos outros setores a atingir suas próprias metas de neutralidade climática”, esclarece Maurice Mortell, managing diretor da Equinix na Irlanda.


O Pacto e a Estrutura Regulatória apoiam e viabilizam os compromissos de sustentabilidade da Equinix. Em 2019 e 2020, a Equinix comprou energia 100% renovável para todos os seus sites na UE e alcançou mais de 90% de energia renovável no mundo. Cada megawatt-hora (MWh) de energia renovável adquirida reduz a presença de carbono tanto da Equinix quanto de seus clientes, tornando suas redes de fornecimento digital ecologicamente sustentáveis e abordando a urgência das mudanças climáticas globais.


“Com a infraestrutura em cloud como o pilar da economia digital da União Europeia, nosso setor está comprometido com a ideia de que todos devemos desempenhar uma função central na abordagem das mudanças climáticas. Esse compromisso sustenta um plano para que o setor de infraestrutura em cloud ofereça serviços neutros de emissão de carbono aos clientes até 2030”, diz Alban Schmutz, presidente dos Provedores de Serviços de Infraestrutura em Cloud na Europa. 

Destaques