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Profissionais de TI miram em aprimoramentos através de AI

Profissionais de TI miram em aprimoramentos através de AI

Novo momento da Revolução Industrial, agora alimentado pela Inteligência Artificial, pode ser uma grande oportunidade de aprendizado para os profissionais do futuro

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*Por Gabriel Matias
Estamos nos aproximando do auge da quarta revolução industrial, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela inovação de sistemas inteligentes. A Inteligência Artificial e o ChatGPT, que estão sendo classificadas como “imparáveis” e “o futuro do mundo”, são algumas das tecnologias que me levam a acreditar nisso. A projeção de negócios baseados em IA, por exemplo, deve chegar a US$ 15,5 trilhões até 2030, de acordo com a consultoria PwC, o que só reforça minha hipótese.

 

Só que os investimentos e desenvolvimento das tecnologias geram um peso enorme e crucial nas carreiras profissionais de bilhões de pessoas, e os profissionais acabam obrigados a se adaptar ao novo cenário e se adequar ao “novo mundo”. Acompanhar as mudanças do mercado requer que os colaboradores estejam altamente capacitados e atualizados. Novos cargos estão sendo gerados e outros serão modificados, exigindo novas habilidades e experiência dos trabalhadores, como flexibilidade de rotina, capacidade de inovar e criatividade para solucionar problemas de forma rápida e eficiente – tudo isso em adição ao domínio das ferramentas mais recentes.

 

A adaptação a diferentes cenários também é um diferencial do “profissional do futuro”. Um estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral mostra que 23% das ocupações devem se modificar até 2027. As empresas estão optando por contratar profissionais que tenham facilidade em adaptar sua rotina e escopo de trabalho, visto que as funções desempenhadas pelos funcionários devem continuar passando por transformações.
Não é algo essencialmente novo. Podemos ter como exemplo as mudanças de cargos e funções que ocorreram desde a época da pandemia. Os trabalhos que antes eram apenas presenciais se transformaram em remotos e híbridos. Diversos profissionais tiveram que se adaptar à nova realidade de mercado. O mesmo está acontecendo com os avanços da inteligência artificial. É uma constante roda de evolução e adaptação.

 

Enfatizo que isso não implica, de forma alguma, que os profissionais serão suplantados por máquinas e robôs. A perspicácia humana permanece indispensável, mesmo em meio à revolução deste tempo. As novas soluções exigem a contribuição de profissionais especializados para serem desenvolvidas e implementadas de acordo com cada proposta. O objetivo central dessas inovações ainda é a otimização do tempo para o usuário, operador ou colaborador.

 

A tecnologia é uma aliada que possibilita diversos cenários, mas a capacidade de oferecer soluções rápidas, propor inovações em diferentes ambientes e lidar com crises e campanhas só é possível graças a profissionais capacitados. Muito mais do que os últimos modelos de softwares e hardwares, penso que eles são, de fato, o maior desejo das companhias.
*Gabriel Martins é expert em transformação digital, sócio fundador e CEO da Crowd