A nota fiscal eletrônica é considerada um dos principais processos de negócio no comércio eletrônico, visto que do momento da compra até a entrega ao consumidor, se a emissão do documento não for efetivada corretamente, toda a cadeia poderá sofrer impacto e, por consequência, a experiência do cliente não será positiva.
De olho no seu negócio, a Privalia, outlet online de moda e lifestyle, que processa diariamente cerca de 10 mil notas, decidiu implantar uma nova solução de emissão de nota fiscal eletrônica às vésperas do último Black Friday, evento comercial que virou tradição no calendário brasileiro e atualmente tem sido considerado como uma data importante para o varejo, inclusive mais do que o Natal.
As soluções adotadas para emissão, recebimento e armazenamento da Nota Fiscal Eletrônica, denominadas e-fit outbound e e-fit inbound da Focus IT, entraram no ar apenas um dia antes da data mais esperada de vendas no comércio eletrônico. A virada de chave foi um sucesso e permitiu a geração sem qualquer tipo de erro de mais de 30 mil notas fiscais eletrônicas naquele dia, demonstrando a capacidade da solução em atender a varejista em períodos sazonais de ampliação de vendas.
Antes, a falta de uma ferramenta adequada que suportasse o volume de negócios realizados no site da Privalia prejudicava a emissão da NF-e, e em consequência gerava aumento no lead time, além de problemas de imagem, impactando diretamente no negócio. Hoje, de acordo com o encarregado fiscal da Privalia, Rafael Alves de Souza, a solução e-fit tem papel fundamental no processo pela sua total aderência e suporte ao negócio. “Considerando os meus cinco anos de Privalia, nunca tinha visto uma ferramenta absorver cerca de 35 campanhas ao mesmo tempo e faturar de 11 a 15 mil pedidos em duas ou três horas”, comemora Souza.
A parceria entre a Focus IT e a Privalia nasceu da necessidade da varejista em obter um atendimento mais personalizado em relação às suas demandas de suporte para o ambiente SAP. Após conhecer por um período os serviços de AMS (Application Management Services) SAP da fornecedora, a decisão em transferir o contrato para a Focus IT foi imediata.
“Temos uma modalidade de suporte em que o cliente experimenta nossos serviços por um curto espaço de tempo. No caso da Privalia, esse processo de “degustação” revelou que atendíamos a empresa com ótima performance e sinergia na definição e resolução de problemas”, revela o diretor comercial da Focus IT, Cesar Sassoon.
A partir da eficiência prestada no serviço de AMS, a parceria não parou mais de crescer. O próximo passo foi solucionar as demandas de emissão de nota fiscal, no qual ficou claro para a varejista a capacidade de atendimento da Focus IT em virtude da agilidade da fornecedora em ativar suas soluções na véspera do Black Friday.
A aderência às demandas do e-commerce fortaleceu a parceria com a Focus IT, que passou a apoiar a Privalia na consultoria de negócios. Atuando dentro do contexto SAP com a identificação de soluções e serviços que melhorem o tempo de venda e entrega, a Focus IT também chega a atuar até mesmo no processo logístico, como é o caso do picking, que foi automatizado, reduzindo em cerca de um turno o processo, o que diminui o ciclo de recebimento da mercadoria.
“A Focus IT desenvolveu um roadmap fiscal para a melhoria contínua dos nossos processos, trazendo eficiência e apoio no compliance fiscal, bem como aprimorando todo o ciclo de negócio em busca de redução de custos e de uma imagem cada vez melhor perante os consumidores”, finaliza o coordenador de SAP da Privalia, Adriano Guimarães.