Edit Content

Menu

Primeiras antenas de IoT são instaladas no Brasil

Primeiras antenas de IoT são instaladas no Brasil

Em parceria com a Sigfox, Samsung Ocean de Manaus e São Paulo oferecem espaço para instalação de estação rádio base de transmissão de dados dedicada à IoT

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Samsung disponibiliza às comunidades de estudantes, professores e empreendedores uma infraestrutura que permite a coleta de dados por dispositivos simples e de baixo custo por meio de sensores. A tecnologia se deu por conta de uma parceria com a Sigfox, empresa global de conectividade, com a instalação de duas antenas totalmente dedicadas a aplicações de IoT (Internet das Coisas) para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As antenas foram instaladas nas unidades do Ocean na USP e na UEA (AM) e os dados obtidos por elas são transmitidos para a nuvem, onde são armazenados e processados segundo cada necessidade.

 

A parceria também envolve a WND, empresa responsável pela instalação da infraestrutura de rede e exploração comercial da rede na América Latina. A grande vantagem dessa tecnologia de transmissão LPWA (Low Power Wide Area) é requerer baixo consumo de energia, diferentemente de tecnologias de conexão móveis, como Wi-Fi, 3G ou 4G, sendo muito adequada para aplicação de soluções em “cidades inteligentes”.

 

As novas antenas são as únicas usadas exclusivamente para fins de P&D no Brasil, permitindo a criação de novas soluções e serviços, utilizando dispositivos de baixo custo e consumo de energia. Os equipamentos também estão enriquecendo os estudos a respeito de IoT, bem como viabilizando novos projetos com parceiros da comunidade acadêmica, startups e grandes empresas.

 

As possibilidades que o projeto oferece, por meio de antenas de transmissão, incluem desde soluções de eficiência energética utilizando sensores de temperatura, luminosidade e presença até soluções de saúde que se valem de sensores de movimento, localização ou sinais vitais. O alcance dessas antenas pode chegar a 50 quilômetros em áreas rurais e a 10 quilômetros em áreas urbanas.

 

“O Samsung Ocean irá atuar como um catalizador de parcerias e proverá aos projetos toda a infraestrutura e dispositivos para teste. Esta infraestrutura instalada nos campus universitários da USP e UEA é a primeira com o objetivo de desenvolver novas soluções e serviços relacionados à IoT, em um modelo de parceria”, afirma Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina.