Os preços do comércio eletrônico recuaram 5,52% em julho, na comparação com o mesmo período de 2016, a maior queda desde março de 2013, de acordo com a medição do Índice FIPE Buscapé. Em relação a junho de 2017, os preços registraram queda de 0,42%.
Das dez categorias monitoradas pelo índice FIPE Buscapé, seis apresentaram redução. São elas: telefonia (-17,43%), fotografia (-5,58%), eletrônicos (-4,54%), informática (-4,20%), moda e acessórios, (-4,13%), esporte e lazer (-0,50%). Brinquedos e games (5%), seguido por cosméticos e perfumaria (1,03%), casa e decoração (0,72%) e eletrodomésticos (0,12%) foram os grupos que apresentaram expansão nos preços.
“Julho registrou o oitavo mês consecutivo de deflação e o sexto mês de desaceleração dos preços do e-commerce. Depois de uma escalada de preços entre 2015 e 2016, o Índice FIPE Buscapé voltou a apresentar o comportamento esperado, que é o de queda constante nos preços”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.
Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 3,71% nos últimos 12 meses terminados em junho, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -8,3% em relação aos preços gerais da economia.