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Plataforma do governo utiliza IA generativa para automatizar processos na gestão pública

Plataforma do governo utiliza IA generativa para automatizar processos na gestão pública

Plataforma govtech utiliza IA generativa para automatizar processos, apoiar decisões de gestores e estimular a participação do cidadão, com mais de 1 milhão de usuários e 20 milhões de pessoas impactadas no Brasil

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Uma pesquisa da Economist Impact, patrocinada pelo SAS Brasil, mostra que apenas 24% das organizações públicas brasileiras implementaram iniciativas de transformação digital. Os indicadores evidenciam a oportunidade de ampliar o uso de tecnologia para aumentar a eficiência na gestão pública. Diante disso, foi divulgada a platforma Colab, govtech referência nacional, que acelera a transformação digital de governos municipais por meio de inteligência artificial generativa aplicada em uma solução multiplataforma, com impactos diretos na rotina e nos resultados das administrações locais.

 

A IA desenvolvida pela empresa permeia todas as etapas da gestão pública, atuando em diferentes frentes: automação de fluxos internos, digitalização de serviços, atendimento multicanal ao cidadão (por aplicativos, portais digitais, WhatsApp e totens de autoatendimento), além de recursos avançados de análise de dados, suporte à decisão dos gestores e estímulo à participação cidadã. Com essa abordagem integrada, prefeituras conseguem desenvolver, aprimorar e monitorar serviços digitais com agilidade, colocando o usuário no centro da experiência e otimizando a tomada de decisões.

 

“A inteligência artificial não atua apenas como uma ferramenta, mas como parceira do servidor público, facilitando a aceitação e o uso cotidiano da tecnologia”, afirma Gustavo Maia, CEO. “Está presente em toda a experiência, entregando soluções adaptadas à realidade de cada cidade, combinando expertise técnica com o olhar humano dos servidores.”

 

Cidades como Santo André (SP), Serra (ES), Niterói (RJ), Mogi das Cruzes (SP), Diadema (SP), São Gonçalo (RJ) e Mesquita (RJ), entre outras, já contam com a aceleração da criação de novos serviços digitais, otimização de procedimentos internos, apoio à análise de grandes volumes de dados urbanos e experiências mais ágeis e participativas para cidadãos e gestores públicos.

 

Atualmente, a organização afirmou que a plataforma reúne mais de 1 milhão de usuários e já impactou mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, conectando cidadãos a governos e viabilizando atendimentos, consultas públicas, sugestões e denúncias urbanas em tempo real.

 

“Nosso objetivo é facilitar a vida de servidores e cidadãos com uma IA treinada especificamente para os desafios do setor público brasileiro, atualizada com as legislações mais recentes e as melhores práticas de inovação em governo digital”, explica Augusto Henriques, CTO. “A tecnologia coloca o usuário no centro, potencializa ganhos em eficiência, transparência e participação social, e permite que gestores tenham acesso a insights qualificados para decisões mais assertivas.”

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