O Bradesco divulgou o lançamento do Pix com funcionalidade que permite ao cliente fazer transferências por comando de voz ou mensagem de texto diretamente no WhatsApp. A organização tem o suporte da Inteligência Artificial Generativa do Banco.
Segundo a empresa, a solução dispensa o uso do aplicativo do banco. A nova tecnologia é capaz de interpretar linguagem natural, mesmo quando o cliente não menciona a palavra “Pix”, identificar o contato desejado, confirmar e efetivar a transação, e enviar o comprovante, tudo em poucos passos e com segurança, por meio do WhatsApp da ferramenta de IA. Mas afirmaram que o Pix por comando de voz ou texto via WhatsApp é limitado ao valor de R$300 por transação.
“Com o PIX via WhatsApp da Bia, o Bradesco avança em sua estratégia de Banco conversacional, oferecendo uma experiência bancária simplificada, inclusiva e altamente resolutiva. O cliente fala com a BIA como se estivesse conversando com uma pessoa, e finaliza a transação sem fricção, com apoio da IA e total segurança”, afirmou Patrícia Kessler, diretora do Bradesco Experience.
Uso de GenAI no setor financeiro
Para ativar a funcionalidade, é necessário o cliente autorizar no app do banco o uso do WhatsApp para transações com autenticação (opt-in) e habilitado o módulo de autenticação para uso do canal. O lançamento do Pix inteligente faz parte de uma estratégia mais ampla de uso de IA Generativa em todos os canais internos e externos do banco, proporcionando interações mais fluidas, contextuais e personalizadas.
A BIA, Inteligência Artificial do Banco, lançada em 2017, já responde por mais de 90% de resolutividade nos canais digitais e está disponível para mais de 20 milhões de clientes que utilizam o app do Banco. Além do uso em transações, a IA generativa também está sendo incorporada às operações internas, como o atendimento em call centers e disponível para todos os funcionários do Banco.
A ferramenta já atua como apoio aos operadores, gerando respostas em tempo real e contribuindo para reduções significativas no tempo médio de atendimento (TMA). Em breve, os executivos divulgaram que o sistema também contará com transcrição automática de chamadas, oferecendo soluções mais rápidas e precisas aos clientes.


